Estudo Mensagem

ADULTOS NA FÉ.

09:29Apenas Evangelho

Sobre isso, temos muitas coisas que dizer, embora difíceis de explicar, pois vos tornastes lentos para ouvir. De fato, embora já devêsseis ser mestres, ainda precisais que alguém vos ensine de novo os princípios elementares da palavra de Deus, e vos tornastes necessitados de leite, e não de alimento sólido. Qualquer pessoa que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos que, pela prática, têm suas faculdades morais exercitadas para distinguir entre o bem e o mal.
Hebreus 5:11-14








por Sandro VS

Alguns amigos meus, atualmente, estão vivendo a experiência de serem pais e mães. Outros ainda estão vivendo a expectativa desta experiência.


Vendo as fotos dos que já nasceram é inevitável lermos comentários como: "lindinho", "fofinho" e outros. Mas todo este encanto, naturalmente, deve dar lugar a instruções, e isto para o crescimento do ser humano em questão. Ninguém pode ser criança pelo resto da vida, pois se isto acontecer, tudo o que é "lindinho" e "fofinho" passa a ser estranho e antinatural. 


No Evangelho é a mesma coisa e o escritor aos Hebreus faz questão de frisar isto. 

Ele está escrevendo para pessoas que estavam voltando do cristianismo para o judaísmo e, por isso, passa quase que todo o livro mostrando a excelência de Cristo sobre todas as coisas. No contexto imediato deste texto ele está falando da superioridade de Cristo sobre os sacerdotes da Antiga Aliança. 

Mas a preocupação maior do escritor é não poder aprofundar os argumentos. Isto por que a explicação vai ficando cada vez mais difícil, pois, segundo ele, os ouvintes se tornaram deliberadamente lentos para entender. 

Ele sugere que pelo tempo em que participam do Evangelho já deveriam estar ensinando a outros, mas, ao contrario disto, precisam ser ensinados como se ainda não conhecessem nada a respeito do caminho, pois a palavra grega para "princípios elementares" usada por ele aqui significa, entre outras coisas, o aprendizado do A B C, isto é, a alfabetização de quem está ainda aprendendo a ler e a escrever. 


Sendo assim a analogia entre o leite e o alimento sólido torna-se muito mais significativa, pois assim como as crianças não necessitam de outro alimento senão o leite para o início do seu crescimento, quando adulto, o ser humano precisa de algo mais nutritivo para continuar crescendo. 


Pregar o Evangelho hoje não é muito diferente. 

Pessoas que deveriam estar ensinando as doutrinas de Cristo não estão aptas para isto simplesmente por que, por vontade própria, se negam a desenvolver sua fé. Ficam navegando ao sabor dos ventos da religião que promete segurança, mas que só cria náufragos que negam ajuda. 

Preferem embebedar-se no leite que os mantém na infância antinatural. 

Muitos pastores, e eu me incluo nesta lista, sonham com o dia em que poderão, mesmo que com muito esforço, ensinar as doutrinas do Evangelho como elas são de fato. 

Que lê entenda! 

É APENAS no EVANGELHO que podemos substituir o leite substancial pelo tutano nutritivo que garantirá nosso crescimento. 

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato