Estudo

DISCÍPULO, UM BOM SOLDADO DE CRISTO.

09:09Apenas Evangelho

por Flávio Santos

II Tm 2.1-5

“Viver é ser um Soldado”. Sêneca.

Quem aceita o convite para se tornar discípulo de Cristo, alista-se em seu exército. Torna-se bom soldado de Jesus Cristo. O convite para o alistamento é feito com base na autoridade de quem convida – O general Jesus Cristo.

O soldado é aquele que está preparado para ir à guerra, que está a serviço do exército militar. 

Paulo escrevendo ao seu filho e discípulo, Timóteo, apresenta as características do soldado de Cristo.

1º. FORTIFICA-SE NA GRAÇA DE JESUS CRISTO. II Tm 2.1

O soldado de Cristo foi alistado para uma guerra contra os principados e potestades Ef 6.12, contra o seu eu Gl 2.20 e contra o sistema mundano I Jo 5.4. Essa guerra é para que a pregação da Palavra alcance o coração dos pecadores, e estes sejam salvos.

Para lutar nesta guerra a vida do discípulo soldado tem que ser totalmente baseada na graça. É na graça que deve se fortificar para viver como bom soldado.

As razões pelas quais o soldado deve se fortificar na graça são as seguintes:

a) O alistamento é feito por um General cheio de graça. Jo 1.1-3
b) O alistamento para a salvação é pela graça. Ef 2.8
c) O alistamento para o ministério/serviço é feito pela graça.

Quando, como soldados, nos encontramos fracos pela guerra que travamos todos os dias contra o diabo, a nossa carne e o mundo, na missão de irmos pelo mundo pregando o Evangelho a toda a criatura e fazendo discípulos de todas as nações, devemos nos fortificar na Graça de Jesus Cristo.

2°. SOFRE AS AFLIÇÕES DO ALISTAMENTO. II Tm 2.3

O discípulo que se alista no exército de Cristo, não deve se enganar com relação às lutas, aflições e sofrimentos que o alistamento lhe impõe.

O General do exército não fugiu do caminho do sofrimento. Foi o primeiro a sofrer as aflições do chamado de Deus para Sua vida. Sua vida foi de sofrimento do nascimento à morte. A prova disso está nos evangelhos que mostram o seu sofrimento no deserto, no Getsêmani, no julgamento e condenação e, principalmente, na Cruz.

Paulo, como discípulo e soldado, foi convidado por Cristo a sofrer pelo Evangelho. At 9.16. Por isso, convidou seu discípulo a sofrer as aflições do ministério.

O bom soldado de Cristo enfrenta com alegria os sofrimentos do ministério por alguns motivos:

a) Por causa da palavra que tem que ser pregada. II Tm 2.9
b) Por amor dos que precisam alcançar salvação. II Tm 2.10
c) Porque se sofremos, com Ele reinaremos. II Tm 2.11-13

O soldado não pode enfrentar as aflições da guerra, sozinho. Paulo convidou Timóteo a sofrer com ele os sofrimentos do ministério. E Timóteo foi fiel na participação das lutas de Paulo. I Co 4.17; At 20.1-5

Nós não podemos sofrer sozinhos nas batalhas pelo Evangelho, precisamos da ajuda de nossos amigos, líderes, discipuladores e pastores.

3°. NÃO SE EMBARAÇA COM OS NEGÓCIOS DESTA VIDA. II Tm 2.4,5

Aquele que se alista e luta no exército de Cristo deve batalhar a fim de agradar o General que o alistou. Para agradá-Lo, o soldado não pode se envolver com os negócios desta vida. O discípulo deve envolver-se com o seu discipulado, o Evangélico deve envolver-se com o seu Evangelho e o cristão deve envolver-se com o seu cristianismo.

O código romano de Teodósio dizia: "Proibimos aos homens arrolados no serviço militar comprometer-se com ocupações civis";

É claro que o discípulo está no mundo, mas não pode viver como o mundo vive. Deve estudar trabalhar e aproveitar a vida sem deixar o mundo entrar em seu coração. Mas, o que Paulo queria dizer quando falou sobre os negócios desta vida:

a) Os desejos da mocidade. II Tm 2.22
b) Discussões que não favorecem o Evangelho. II Tm 2.23
c) Brigas e contendas. II Tm 2.24

Essas coisas embaraçam a vida do soldado e o paralisam no desenvolvimento de sua luta pela causa do Evangelho.

Para agradar seu Comandante, o soldado deve-lhe fidelidade e obediência até à morte. 

Você está em Guerra! Uma vez alistado no Exército de Cristo, você não pode dar baixa em sua carteira, porém deve permanecer no exército e viver conforme as regras do quartel e estar pronto para lutar até o fim.

Talvez possa Querer Ler Também

7 comentários

  1. Graças a Deus, por sua vida irmão, muito edificante o estudo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Amém ser um soldado de Cristo e uma honra, que Deus abençoe guerreiro de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado amigo não sei quem é vc r como abri nessa pagina mas Deus pode mim alerta pra volta olhar pra frente aco de sai do pecado no meu coração decido isdo agora que Deus possa estar vendo isso pos eu estava mim afastado de Deus e conseguir ver oq Deus tem pra mim não posso para mim ajude senhor 🙌🙏🙏🙏😪😭😭😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está tudo a sua disposição irmão, espero que um ano tenha se passado e vc tenha permanecido na caminhada c Cristo, pq isso é o que Ele espera de vc e de mim

      Excluir

Postagens Populares

Formulário de contato