Reflexões

CRISTO EM TODOS

10:07Apenas Evangelho

por Laryssa Oliveira*

“onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre, mas CRISTO É TUDO EM TODOS.” Cl.3.11

Entendo que a ideia do blog “Apenas Evangelho” é trazer às nossas mentes e corações que tão somente o Evangelho é quem nos pode salvar. E lembrei-me deste versículo em que o apóstolo Paulo nos inclui como pertencentes a um grupo que outrora fora seleto. Este grupo era composto apenas pelos judeus, mas Cristo veio e nos fez partícipes.

Este trecho está inserido num capítulo complementar a ideia do capítulo anterior, onde, o apóstolo Paulo, diz aos de Colossos que não deveriam aceitar serem subjugados por leis que somente traziam “satisfação à carne” daqueles que exigiam seu cumprimento (2. 20-23). Como em toda mensagem Paulina, ele traz uma explanação sobre o sacrifício de Cristo e o que isso implicava na vida do “homem pós-Cristo”.

O homem que viveu antes de Cristo, quando errasse, teria sobre si tantas maldições quantas existentes e até as que Deus não mandou que Moisés escrevesse no Livro, conforme é relatado em Dt. 28. 15 – 68. Em resumo a este texto: “Também o SENHOR fará vir sobre ti toda enfermidade e toda praga, que não está escrita no livro desta Lei, até que sejas destruído (v.61)”. O homem que vivia na Lei vivia subjugado e não conhecia o que era liberdade. Claro que o apóstolo Paulo explica o porquê a lei se fez necessária, em outra de suas cartas, e ele ainda chama a Lei de “aio” (G. 3.24), i.e, tutor, até que Cristo viesse. 

Mas o referido apóstolo traz também um consolo ao homem “pós Cristo”, pois Cristo veio e se fez maldito por todos nós ao morrer no madeiro (Gl.3.13) para que pudéssemos ser reconciliados com o Pai. E aqui, no texto de Colossenses, o conselho para este homem é: Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra (v.2), com isso o homem conseguirá viver uma vida “Cristocêntrica”. E isso para Paulo é algo lógico ou consequência de uma vida nova, porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus (v.3).

Talvez você leu até aqui e está se perguntando: “mas o que ela quer dizer com todo esse falatório tão típico das mulheres?” Eu quero dizer que viver “Apenas o Evangelho” é levar em consideração que estamos LIVRES das correntes que nos prendiam. Muitos pregadores têm se esquecido de que Deus libertou o povo e os fez participantes do seu Reino e com isso esses pregadores têm ocultado do povo a VERDADE DO EVANGELHO. E, sinto muito decepcionar-lhes, a verdade do Evangelho nada tem a ver com “apenas prosperidade”, mas tem a ver com “APENAS O SACRIFÍCIO DE CRISTO NA CRUZ DO CALVÁRIO LHE TROUXE O DIREITO À VIDA”. O versículo base para este texto escrito por mim não apenas lhe inclui no rol dos “cristãos”, mas ele traz sobre cada um de nós a responsabilidade de VIVER o evangelho. Imbuído neste versículo está uma exigência para que tenhamos um COMPORTAMENTO DE VERDADEIROS ELEITOS DE DEUS. 

É lindo ler o também apóstolo Pedro em sua carta dizer: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (IPe. 2.9).” E ai nós “tomamos posse”, ficamos felizes, voltamos para nossas casas todos “bobos” com o Jesus Maravilhoso, mas nos esquecemos das orientações do apóstolo Paulo que fazem refletir em nós se é realmente verdade que somos ELEITOS DE DEUS. O apóstolo nos faz um convite a “Revesti-vos, pois, como ELEITOS DE DEUS, santos e amados, e de entranhas de misericórdia, de benignidade, e humildade, mansidão, longaminidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” (vv. 12-13).

Acho interessante que o apóstolo Paulo frisa a questão do perdão. Neste texto, a palavra “perdoando” (charizomai) possui o mesmo radical grego para “graça” (charis), o que nos leva a entender o que ele quis dizer com a continuação do versículo ao dizer que temos que fazer “assim como Cristo”. Assim, como a graça veio de “graça”, o perdão entre os verdadeiros eleitos de Deus tem que vir de “graça”. E, se, numa tradução grosseira, a “graça” significa “favor imerecido”, assim também é o perdoar ao irmão. Às vezes estamos com a razão, mas devemos nos lembrar de que Cristo também nos perdoa e SEMPRE estamos errados quando se trata de errar contra Deus.

Um verdadeiro eleito também se reveste de CARIDADE, pois esta, segundo Paulo, “é o vínculo da perfeição” (v. 14) e também vive “a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos (v.15).”

Viver do Evangelho é entender que fazemos parte de um só corpo e que este corpo precisa ser cuidado, precisa viver em harmonia. É necessário que realmente voltemos-nos para apenas o evangelho e deixemos de lado tudo aquilo que achamos ser o certo ou o errado. Precisamos deixar que Cristo nos direcione. Ser chamado de “evangélico” ou “cristão” implica muitas responsabilidades. E você? Está disposto a viver o “Apenas Evangelho”? 

Para finalizar deixo o versículo 16 para nossa meditação: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.”

*Laryssa Sâmara, formada em Enfermagem pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte (SPRC).

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato