Mensagem

JESUS CRISTO É O EVANGELHO

09:49Apenas Evangelho

por Carla de Cássia Coutinho*

Olá aos queridos leitores do Apenas Evangelho, me sinto honrada de escrever-lhes em comemoração a estes dois anos de existência. Este blog que, por meio dos amados pastores Flávio e Sandro, têm edificado nossas vidas grandemente e proclamado com veracidade a Palavra de Deus. Parabéns ao Apenas Evangelho! Parabéns aos pastores!

Passando a refletir sobre o que trataria neste post, muitos assuntos me vieram à mente. Entretanto, um deles chamou-me mais atenção: Jesus Cristo. Ele é o Evangelho! É sobre Ele que o Apenas Evangelho tem falado nesses anos!

Ao falar de Cristo, logo não poderia deixar de me lembrar da maravilhosa passagem de Colossenses 1:15-20: 

“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse. E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. “

No início do cristianismo, a igreja de Colossos, como muitas outras da época, sofria muito com a influência das heresias, ou seja, grandes erros para explicar as Escrituras. Tinha a heresia judaica, querendo transformar a Igreja de Cristo às antigas leis. Tinha uma heresia chamada Gnosticismo, que defendia uma autossalvação – seriam salvos se buscassem conhecimento superior.

Em uma, a obra de Cristo era rejeitada, pois as leis ainda eram mais importantes. Em outra, Jesus Cristo não era nosso único mediador a Deus, era apenas um poder espiritual. Seríamos salvos pelos nossos esforços de poder agir ou pensar. 

E assim, Paulo manda a carta para Colossos e mostra, que acima de tudo, para nos defendermos das heresias ou qualquer tipo de erro, tanto no passado como hoje, é necessário nos lembrar da grande superioridade de Jesus Cristo.

Será que o “simples” evangelho, que é centrado em Cristo, não poderia ser suficiente para mudar todos os problemas de buscas espirituais em nossa época? Será que esses cristãos de Colossos poderiam se apegar às filosofias ou as novas formas de interpretação bíblica, e assim iriam tornar o Evangelho ainda mais “eficaz e perfeito”? Ou será que toda essa busca se resumiria na convicção: Jesus, tu somente, és único e tudo para mim! Sempre exististe e estivestes nos planos divinos de Deus!?

Paulo se preocupava com os Colossos e para que pudessem superar esses perigos que os rondava, a solução é esta: A superioridade de Jesus. Jesus é tão grande que, diante dos problemas de seu contexto, em meio a tanta coisa errada acontecendo, não precisavam de mais nada além de lembrar-se de Cristo, pois Cristo é a resposta viva de todas as nossas perguntas.

Assim, a grande verdade que Deus quer nos lembrar é que muitas vezes a Igreja de Cristo somente necessita retornar ao entendimento de quem é Jesus Cristo.

Nós temos que saber, que quando falamos de Jesus, não estamos falando dos homens e não estamos falando de religião, porque tudo isso é falho e defeituoso. Mas Jesus Cristo não. Não há Ninguém como Ele.

Jesus Cristo é tudo o que sabemos do Pai e de como viver neste mundo, pois tudo o que existe, se explica Nele! Nossas ansiedades, medos e temores terminam Nele! Somente Nele, nosso amado Jesus!

Há tanto para se falar de Cristo... E uma das coisas que este texto bíblico nos mostra é que Jesus Cristo sempre existiu. Tudo no mundo subsiste por Cristo. Entende-se subsistir por: Existir, ser, persistir, perdurar, permanecer, manter.

“Todo este universo com seus inconcebíveis e imensos mundos estelares somente subsiste porque Jesus ainda o utiliza para seus planos e finalidades!”

Quando dissermos “eu sei em quem tenho crido...”, não temos crido e depositado nossa fé apenas em um homem que revolucionou a história, mas temos colocado nossa confiança Naquele que existe desde toda a eternidade, que criou todas as coisas, e, portanto, é Todo-Poderoso! Não há limites para o seu poder agir!

Jesus é divino, é glorioso, mas também tornou-se homem para nos salvar de nossos pecados. Jesus tornou-se homem, carne, sangue... e permaneceu sendo Deus. Foi servo, humilhou-se. Foi um homem perfeito... 

Desde sua vinda, os homens desprezam o seu nome e nem sequer o conhecem. Você e eu fizemos o mesmo. Porém, Jesus tirou a nossa culpa, remiu nossos pecados... Tirou nossas ansiedades mostrando que o Pai cuida dos passarinhos e não deixará de cuidar de nós! “porque vocês andam ansiosos pelo que vão comer ou vestir?”

De pecadores somos feitos filhos, fomos reconciliados com Deus!

Lembra-te Igreja! Ele se tornou homem, morreu na cruz, ressuscitou, subiu aos céus e ainda permanece Soberano. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Ele é o Filho de Deus. Ele é infinitamente Perfeito. Ele é forte, Ele é poderoso. Ele nunca falhou. E Ele tem cumprido todas as promessas que fez. Você não tem nenhum argumento contra Ele. Porque não há ninguém como Ele. Ele, e somente Ele é o Salvador do mundo. É o Cristo de Deus. 

Quando estou triste e desanimada, é olhando pra Ele que posso alegrar meu coração. Quando peco, eu me lembro Dele, porque sua perfeição me envergonha. Mas, ainda assim, me perdoa.

Quando oro, penso em Cristo, então oro em nome de Cristo. Lembro-me também que ele orava, mesmo sendo Deus. E sei que mesmo que o que eu peço não aconteça, a vontade Dele permanecerá. E esta é muito melhor. Sempre saberei que Ele estará certo e estará fazendo aquilo que lhe apraz.

Quando passo por lutas e momentos difíceis, lembro-me de Jesus, que enfrentou o deserto, aflições, medo, perda de amigos, afrontas e a cruz, então, posso prosseguir. 

Eu me lembro de Jesus!

Cristo me conquistou para que eu fosse somente Dele.

Lembremo-nos de Jesus Cristo, que sempre existiu, tornou-se homem para nos salvar e permanece Soberano sobre todas as coisas.

“O problema de nossas igrejas hoje, não é a falta de zelo por missões, ou o pecado. Mas é muito maior, é falta de zelo por Cristo e pela glória de Deus.”
Paul Washer

*Carla de Cássia Coutinho é estudante do quarto ano de bacharel em Teologia no Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte, Paraná.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato