Reflexões

A SUFICIÊNCIA DO EVANGELHO.

16:15Apenas Evangelho


por Ademir Rosa da Veiga*

"... sei que nada de bom habita em mim..." Romanos 7:18


Esta é uma afirmação feita pelo apóstolo Paulo da qual nenhum cristão verdadeiro discorda. Necessariamente, todos os que se renderam ao Evangelho da graça, renderam-se no mesmo instante em que desistiram de buscar algo de bom em si, entendendo assim que tudo o que têm agora é por que receberam, e se algo de bom produzirem agora será por atuação desta graça que receberam.


Porém, entre os cristãos, há alguns que dizem concordar com Paulo em seus discursos, mas que ainda estão seduzidos pelas obras. Talvez seja esse o maior inimigo da fé cristã em toda a história da igreja, pois essa, que foi a motivação de Lutero para o que se tornou depois a reforma protestante, ainda hoje ronda a igreja, sempre desconfiando do poder do Evangelho.

O princípio teológico da incapacidade humana, posto que "nada de bom habita" a humanidade, e, assim, todos estão de baixo da ira de Deus, exclui de qualquer um a capacidade de fazer algo bom a partir de si mesmo para merecer alguma dádiva da parte de Deus. Para o apóstolo saber que nada de bom o habitava, era exatamente o que o fazia descansar na suficiência do Evangelho e, desse modo, entregar-se a esta Boa Nova incondicionalmente.

Paulo, escrevendo aos gálatas, surpreende-se ao dizer: "Estou admirado de que estejais vos desviando tão depressa daquele que vos chamou pela graça de Cristo para outro evangelho, que de fato não é outro evangelho, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo". (Gl. 1:6-7). Fica claro, neste texto, que para o apóstolo é próprio do Evangelho a pureza. Portanto, quaisquer tentativas de agregar-lhe algo, torna-o outra coisa que não o Evangelho. Sendo assim, a suficiência do Evangelho tal como é, exclui a sofisticação que o descaracteriza. 

Saber que estamos no Evangelho pode ser evidenciado, para nós mesmos, na medida em que mesmo admitindo que em nós não habite nada de bom essa constatação não nos causar mais desgosto. 

Assim, não apenas aceitamos a suficiência do Evangelho, como também não mais aceitaremos outra coisa a se apegar senão APENAS o EVANGELHO.

Só assim poderemos repetir, com a mesma convicção, as palavras do apóstolo Paulo: 

"Graças a Deus por Cristo Jesus, nosso Senhor!". (Rm. 7:25).

*Ademir Rosa da Veiga é presbítero na 5ª Igreja Presbiteriana Renovada em Curitiba no Paraná, cursou teologia no Seminário Betânia em Curitiba-Pr e também leciona algumas disciplinas no Curso Teológico por Extensão oferecido pelo Presbitério Sul-paranaense em Curitiba no Paraná.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato