Reflexões

O DISCIPULADO EM PAULO.

13:04Apenas Evangelho

por Flávio Santos.

Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. Paulo

O discipulado em Paulo é imitar a Cristo. Imitar a Cristo é ter a Sua mente. Ter a mente de Cristo é ser espiritual. Ser espiritual é ter mesmo sentimento que Cristo teve. O discipulado em Paulo começa e termina em Cristo.

O discipulado em Paulo mostra aos que querem fazer discípulos pelo menos três verdades:

1. Discipulado é imitar a Cristo.
2. Discipulado é ser imitado.
3. Discipulado é fazer discípulos, não para nós mesmos, mas para Cristo.

Discipulado é imitar a Cristo. O discipulado em Paulo é tornar-se semelhante a Cristo pelo processo de imitação. A vida de Paulo teria que ser uma boa exegese da de Cristo. As palavras de Paulo teriam que ser uma boa hermenêutica das de Jesus. Paulo imitou a Cristo porque recebeu Dele o Evangelho – Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação, segundo as Escrituras – e o entregou em forma de ensino. 

Discipulado é ser imitado. O discipulado em Paulo apresenta um convite simples para imitá-lo, gerando imitadores verdadeiros, não caricaturas de Jesus. Isso por uma razão muito simples, Paulo era discípulo de Jesus. Paulo não era um discipulador sem ser, antes, um discípulo. O caráter de Paulo foi moldado quando recebeu de Jesus a Palavra da reconciliação. Paulo era, em Cristo, original. A autoridade de Paulo para este convite não repousava em si mesmo, mas naquilo que disse: como também eu sou de Cristo.

Discipulado é fazer discípulos, não para nós mesmos, mas para Cristo. O discipulado em Paulo gera discípulos para Jesus. Paulo era de Cristo e, no processo de transmissão de vida, levava as pessoas a serem de Cristo. Paulo não fazia prosélitos, seguidores de homens. Paulo fazia discípulos, seguidores de Jesus. O discipulado em Paulo apontava para Cristo, tendo como representação a sua própria vida. A glória do discipulado em Paulo não era gerar pequenos paulos, mas pequenos cristos.

Ir por todo mundo e fazer discípulos de todas as nações com a consciência do discipulado em Paulo, resultará discipulado verdadeiro. O discípulo formado na perspectiva de Paulo guardará todas as coisas que Jesus mandou guardar. A prática do discipulado de Paulo tem como promessa a presença de Jesus no processo inteiro.

Agora, vamos por todo mundo, porque é...

Apenas no Evangelho, que imitamos a Cristo, somos imitados pelo e mundo e fazemos discípulos para Jesus.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato