Estudo

SEMANA DA REFORMA PROTESTANTE: SOLUS CHRISTUS

09:42Apenas Evangelho

Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.
I Timóteo 2:5

por Sandro VS

Dando continuidade a esta série de posts sobre as bases teológicas da Reforma Protestante, tratarei do "SOLUS CHRISTUS", um dos princípios teológicos fundamentais da Reforma Protestante do século XVI. 



Neste período a igreja se encontrava quase que totalmente secularizada, seus interesses se confundiram com os da política e cultura e, por isto, seus líderes cada vez mais buscavam a primazia entre a sociedade. Assim, nesta época, o ministro era considerado como tendo uma relação especial com Deus, na medida em que mediava a graça de Deus e o Seu perdão através dos sacramentos. 

A reforma se contrapôs a isto, defendendo que a mediação entre Deus e o homem só é feita por Cristo, por meio do seu sacrifício que é suficiente e eficaz para a salvação daquele que é chamado a crer. Não existe outro caminho que leve o pecador a Deus senão o proposto pelo próprio Deus, isto é, Cristo Jesus. 

Neste texto Paulo deixa isto muito claro, mesmo porque o contexto imediato trata como assunto a salvação. 

O raciocínio é simples. 

Se existe apenas um Deus que deseja a salvação de todos, ou seja, não só dos judeus, mas de homens de todos os lugares, só pode existir um mediador entre estes homens e este Deus. Por isto Paulo diz "Cristo Jesus, homem", isto é, fosse a salvação destinada a um grupo em especial, como por exemplo aos judeus, o apóstolo teria escrito: "Jesus Cristo judeu", mas como Deus tem os seus salvos entre os homens em geral, Paulo, o descreveu assim. Nesta condição, Cristo não só restaura os pecadores a uma relação legal com Deus, como também os leva ao conhecimento da verdade testificando-a como a única verdade. 

Assim, "Solus Christus" é o grito de quem encontrou o único caminho que leva ao descanso em Deus, é o alivio de quem, em densas trevas, encontrou a luz, é a resposta positiva de quem ouviu um chamado gracioso e não pode resistir. 

Hoje, a secularização da igreja continua, mas se os reformadores do sec. XVI foram levantados por Deus para denunciar e protestar contra os abusos da igreja que reclamava para si o direito de ser mediadora entre Deus e o homem, nós temos que continuar o protesto, mas agora, contra estes que, ao invés de protestar, querem fazer da Igreja a mediadora entre o homem e o diabo. 

Quem crê APENAS no EVANGELHO encontrou o único caminho que o levou a Deus, Cristo Jesus. 

Ele incorpora a suprema revelação de Deus, assim Ele mesmo narra Deus, ou seja, diz e faz exclusivamente o que o Pai lhe concede dizer e fazer, diz e faz o que Deus é! 

Ele é a graciosa autorrevelação de Deus, Ele é a Sua PALAVRA em carne. 

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato