Mensagem

A NOITE ESCURA DA ALMA.

15:04Apenas Evangelho


A noite escura da alma é um pensamento criado pelo monge carmelita João da Cruz. Foi um homem que escreveu muita coisa sobre espiritualidade e contemplação. Ele criou esse conceito para descrever aquele período da nossa vida que os problemas são tão graves que até a nossa fé estremece. É um período de desespero e angústias profundas. Que aparentemente Deus se esqueceu da gente. Todos nós enfrentamos a noite escura da alma. Eu o chamo de dia “não”.



Jesus não foi isentado de enfrentar a noite escura da alma. E essa noite aconteceu no Getsêmani que é um lugar que o próprio significado do nome releva o propósito. Prensa do azeite. Ali, Jesus foi prensado e o óleo que escorreu foi a descoberta de pelo menos três verdades que vão nos ajudar na construção da nossa espiritualidade. 

Na noite escura da alma descobrimos a essência da oração. A oração que abre o caminho para entender a vontade de Deus passa pela perseverança. É um processo angustiante, porém necessário para a comunhão com Deus. Orar é sujeitar-se. A sujeição a Deus é um lugar de conquista na oração. Ambos são conquistados. Deus e o homem. O homem conquista Deus sujeitando-se a sua vontade que é boa, perfeita e agradável. E Deus conquista o homem revelando-lhe a sua vontade. Há outro lugar essencial na construção de uma vida de oração que acrescenta valores indeléveis na alma do orante. A Solidão. Nos grandes ajuntamentos podemos receber o impacto da mão de Deus nos prodígios e maravilhas. Mas é no secreto que Deus transforma o nosso caráter.

Na noite escura da alma descobrimos o Pai. A figura que temos de ter de Deus em nossas orações é a figura de um Pai com rosto favorável, olhos amorosos, nariz esperando o cheiro suave da dependência do filho, boca com palavras poderosas e ouvidos atentos aos balbucios dos filhos dependentes. Com o corpo convidando os filhos para braços íntimos e seguros, mãos providenciais e pés que os guiarão pelo caminho da Sua vontade. Perceber e entrar por esse novo caminho de relacionamento com Deus é entender que o relacionamento com o Pai é pessoal e dinâmico. Nós podemos experimentar a dinâmica da oração: de pessoa para Pessoa; de coração para Coração; e de filho para Pai. Nessa nova forma de conexão com o Pai, imitamos a Jesus e “reproduzimos o que Jesus fez, ao nos tornarmos absolutamente necessitados e dependentes do Pai”. Eugene Peterson

Na noite escura da alma descobrimos o conforto celestial. São nesses momentos que aparece um anjo do céu para nos confortar. O anjo é um espírito ministrador em favor dos servos de Deus. Dos filhos amados. É interessante observar que o anjo vem do céu. Na noite escura da alma, nos prostramos com o rosto em terra, mas a nossa alma e a nossa fé estão olhando para o céu, de onde vem o nosso socorro. O conforto de Deus vem no momento certo. Na agenda de Deus está a noite escura da alma e o conforto de Deus.

Apenas no Evangelho, que a nossa espiritualidade é construída.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato