TRADIÇÕES IMPOSTAS E DOGMAS REMOVIDOS, O DIAGNÓSTICO DE UM CORAÇÃO CONTAMINADO.

00:58Apenas Evangelho

  • Assim, por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus. 
  • Mateus 15:6 




  • Por Sandro VS. 
  • O tradicionalismo está enraizado em quase tudo que conhecemos. Herdamos de uma cultura familiar muitas tradições que vem de gerações que nem chegamos a conhecer. Da mesma maneira, herdamos de uma cultura social, tradições que são tão antigas quanto a sociedade em questão. A religião não podia ficar fora dessa constatação, pois as tradições são algo muito comum entre as religiões. 
  • Mas existe, também, algo comum no meio familiar, social e religioso. São os dogmas, ou seja, fundamentos inegociáveis para a preservação de cada um desses segmentos. 
  • Uns por pura maldade e outros por imaturidade, trocam essas duas demandas da vida e correm risco quando tentam impor o que deve ser apenas oferecido, ou quando removem o que deve ser estabelecido. 
  • O texto citado revela como Jesus Cristo pontuou cada uma dessas necessidades na vida. 
  • Estamos em um ponto da narrativa de Mateus onde a oposição contra Jesus está crescendo e ficando muito intensa, pois já não são apenas os fariseus ou os escribas que o atacam, mas os dois grupos juntos. 
  • O Evangelista faz questão de destacar que esse grupo misto da nata religiosa judaica veio de Jerusalém. O fato de terem se unido neste ataque e viajarem da cidade santa para falar com Jesus revela a seriedade do propósito deles. Eram cidadãos natos de Jerusalém, doutores e mestres da lei no centro da religião judaica vindo com a informação de que os discípulos de Jesus não seguem a tradição dos anciãos, isto é, descumpriam alguma regulamentação imposta por antigos rabinos e entregues à atual geração. 
  • No caso, essa transgressão se refere a purificações cerimoniais das mãos antes e durante as refeições. Essa tradição dos anciãos era considerada como sendo tão obrigatória quanto a própria lei de Deus, mesmo parecendo tão simples e, até certo ponto, apenas higiênica. Isso por que a lei oral foi escrita e se formou na Mishná, que, infelizmente, se tornou mais importante que a própria lei de Moisés, portanto o que temos aqui é um exemplo de que a tradição dos anciãos exigia muito mais do que era exigido na lei. 
  • E é exatamente por isso que a resposta de Jesus é enfática. Enquanto eles perguntam: "Por que teus discípulos transgridem a tradição?". Ele responde: "Porque vocês pessoalmente transgridem o mandamento de Deus?"
  • Segundo Willian Hendriksen é como se o Senhor estivesse dizendo: "Vocês não têm o direito de criticar! Suponhamos que meus discípulos estejam transgredindo a tradição, vocês pessoalmente estão transgredindo algo infinitamente mais importante, a saber, a santa lei de Deus. A qual vocês estão subordinando à sua tradição, tradição esta a que vocês erroneamente atribuem uma importância suprema"
  • Jesus prossegue com uma ilustração conhecida como a prática do "Corbã". Essa palavra hebraica significava literalmente: um presente. Funcionava quando um judeu queria declinar de alguma responsabilidade financeira, isto é, declarava que seus bens eram corbã, ou um presente para Deus. Assim, se livrava de muitas obrigações como, por exemplo, cuidar dos pais idosos. 
  • Nas Escrituras, honrar pai e mãe significa mais do que obedecê-los, especialmente se essa obediência for interpretada em um sentido meramente exterior. É a atitude interior do filho para com seus pais que vem em primeiro plano no mandamento da honra aos progenitores, portanto, qualquer obediência que se mostre egoísta, relutante ou temerosa está imediatamente descartada. 
  • Não surpreende, então, que Jesus acrescente: "E assim vocês têm deixado a palavra de Deus nula e sem efeito por causa de sua tradição. Hipócritas, Isaías estava certo quando profetizou a respeito de vocês: Este povo me honra com seus lábios, mas seu coração está longe de mim. Em vão, porém, me adoram, ensinando (como suas) doutrinas, preceitos de homens"
  • E ele conclui dizendo: "O que torna o homem impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai dela. É isso que o torna impuro"
  • Jesus concluiu que as contaminações mais nocivas e agressivas ao ser humano não vêm de fora, mas nascem do seu interior. Significando dizer que as tradições criadas pelo coração que procura produzir uma autojustiça que envolva o exterior, na maioria das vezes, servem como uma pretensiosa tentativa de substituir, senão anular, um mandamento divino. 
  • Em outras palavras, tradições não são interpretações da vontade de Deus, mas são pragmatismos ocos e vazios que apenas visam a aceitação e elogio humano. Por outro lado, os mandamentos são a vontade de Deus para que vivamos para sua glória e em amor aos que nos cercam. 
  • Nossa realidade mudou, vivemos dias em que a sociedade, família e religião querem atualizar as tradições, criar costumes para garantir a perpetuação do seu pecado. É claro que nem toda a tradição deve ser abandonada, mas, em última análise, devem passar pelo crivo dos dogmas da palavra de Deus para autenticar sua utilidade e vantagens. 
  • O Evangelho nos ensina que os fundamentos revelados nas Escrituras e identificados na vida de Jesus Cristo devem ser estabelecidos no interior de quem creu. Assim, as tradições produzidas pelo coração regenerado serão apenas para viver a verdade que esses dogmas carregam. 
  • É APENAS no EVANGELHO que compreendemos que tradições são provisórias porque uma geração substitui a outra, e que dogmas são permanentes para que gerações sejam lembradas. 
  • Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato