O TIPO DE PASTOR A QUEM A IGREJA DEVE HONRAR.

12:11Apenas Evangelho


Flávio Santos

(Leia 1 Tessalonicenses)

Paulo escrevendo a primeira carta aos tessalonicenses, mostra como deve ser a vida e o ministério de pastores que são fiéis a Deus e ao seu Evangelho. A partir da conduta de Paulo entre os irmãos de Tessalônica e as suas palavras na primeira carta, veremos como um pastor fiel pode construir um ministério para a glória de Deus. Essa construção deve resultar honra a eles por parte da igreja. 

Paulo, em sua saudação diz que a igreja não era dele, mas dos Tessalonicenses. Era uma igreja das pessoas. A igreja não é propriedade do pastor ou de qualquer ou outra pessoa, a igreja é do povo e para o povo. 

Paulo escrevendo aos tessalonicenses diz que sempre agradecia a Deus por todos eles. A gratidão que Paulo tinha por eles era demonstrada em suas orações. A gratidão de Paulo pelas ovelhas fazia com que a suas orações por eles fossem “sempre e continuamente”. Paulo é um pastor grato pela igreja. 

Paulo, como pastor, era um homem de ousada confiança. Lendo o livro de Atos, vemos o desenvolvimento do trabalho de Paulo na Macedônia, onde a cidade de Tessalônica estava localizada, ficamos sabendo que Paulo foi guiado por Deus para esta cidade. Paulo queria ir para outra região. Deus não deixou e guiou Paulo até Tessalônica em sua segunda viagem missionária. Ele sabia que não tinha chegado na cidade em vão. Enfrentou lutas antes, em Filipos, mas isso não o impediu de anunciar o Evangelho ali. Ele tinha ousada confiança. 

Paulo foi um pregador. Paulo pregou o Evangelho em Tessalônica. Vemos quatro palavras para a pregação de Paulo naquela cidade. Paulo anunciou o Evangelho. Paulo falou o Evangelho. Paulo ofereceu o Evangelho. Paulo proclamou o Evangelho. Paulo só tinha um assunto em sua pregação: O Evangelho de nosso Senhor e Salvador. 

Paulo foi um verdadeiro apóstolo. Não usou linguagem de bajulação na igreja. A palavra “bajulação” é “kolakeia”, que descreve sempre a adulação que pretende ganhar algo, a lisonja por motivos de lucros. Paulo não queria a lã e a gordura das suas ovelhas. Paulo não tem pretextos gananciosos entre os irmãos, isto é, o desejo de ganhar o dinheiro das ovelhas. Paulo não estava, ali, buscando elogios. Não tinha pretextos pessoais. Poderia ter feito e pedido, mas não fez e muito menos pediu. Ele sabia que o trabalhador é digno do seu salário. 

Paulo foi um pastor “Mãe e Pai’. Mãe no sentido de carinho para cuidar e afeto para morrer. Pai no sentido de exortação e consolo. 

Em Tessalônica, como em qualquer igreja, existiam alguns irmãos, que vivendo de maneira desordenada, não estavam recebendo com o coração aberto as admoestações dos pastores. Paulo, então, diz que os que fazem parte de uma comunidade de fé devem ter os pastores em honra. 

Paulo usa duas expressões para que eles entendam isso: “grande apreço” e “máxima consideração”. “Apreciem”, “estimem grandemente”. São sinônimos. Paulo repete o sentido para enfatizar a maneira como os pastores devem ser tratados. 

A ideia é de um rio que estando cheio, transborda por cima dos barrancos. Sempre há espaço para honra os pastores. Os pastores não devem ser honrados pelo título, mas pelo ministério que realizam. Paulo, então, mostra o serviço que os pastores realizam. Na palavra e no ensino. 

Os pastores trabalham entre as ovelhas. É o labor espiritual do pastor ao entregar à sua igreja o que tem de melhor. Os pastores presidem no Senhor. A ideia do texto é acima das ovelhas. Não no sentido de ser melhor. Mas por causa do ofício. Os pastores lideram a igreja como alguém que foi colocado sobre o rebanho para cuidar. Essa liderança é no Senhor. Os pastores admoestam. O sentido é despertar a mente, fazer pensar. 

Paulo termina essa relação com os pastores dizendo: “viva em paz uns com os outros”. Paulo chama a atenção para que essas ovelhas que estavam vivendo desordenadamente que parem de viver criticando e falando mal dos pastores. Elas devem procurara a paz com eles. Honrá-los. Paz aqui é ausência de dissensões. 

A vida e ministério de Paulo entre os tessalonicenses mostra que pastores fiéis são dignos de serem honrados por suas ovelhas. Portanto, pastores vivam sua vida e ministério com fidelidade para a glória de Deus. Ovelhas, honrem esses pastores como rios de orações, companheirismo e serviço.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato