As Sete Igrejas do Apocalipse

ESMIRNA: UMA IGREJA FIEL EM MEIO À PERSEGUIÇÃO

16:28Apenas Evangelho

Flávio Santos

Texto: Apocalipse 2.8-11 

A Carta à Igreja em Esmirna apresenta a mesma estrutura das cartas as outras igrejas: apresentação, elogio, advertência e promessa. Com apenas uma mudança, à Esmirna não há advertência. 

Esmirna era a segunda melhor cidade da Ásia. Uma cidade próspera e importante. Berço de muita cultura. Um lugar onde havia jogos que eram reconhecidos como importantes em todos os lugares. Por isso Jesus usa a imagem da coroa da vida para falar sobre o que o vencedor receberia. Eles entenderiam como ninguém a sua mensagem. 

À igreja nesta cidade que Jesus dirige a sua mensagem. A Igreja em Esmirna é reconhecida como a igreja que foi fiel a Jesus em meio à perseguição. Vejamos o que esta carta tem a ensinar a nós, hoje: 

A carta ensina sobre a glória de Jesus. Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o último, que morreu e tornou a viver. Apocalipse 2.8 

Jesus se apresenta como Aquele é o primeiro e o último. Jesus é o primogênito de toda a criação, isto quer dizer que Nele foram criadas todas as coisas. O mundo e tudo o que nele há. Sendo o primeiro, é aquele que sustenta todas as coisas. Isto quer dizer que Jesus governa o mundo e a Sua igreja. Jesus também diz que é o último, ou seja, Nele serão consumadas todas as coisas. Ele conhece o fim. Todos os dias da criação estão escritos Nele. Por isso que em Apocalipse podemos ver como será o fim dos tempos. 

Jesus se apresenta como Aquele que esteve morto e tornou a viver. Aqui Jesus aponta para a sua obra: Morte e Ressurreição. Ele é aquele que esteve morto. Morreu na Cruz para dar a vida eterna para a igreja. E ressuscitou para justificar a igreja. 

A carta ensina sobre as características de uma igreja fiel. Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás. Apocalipse 2.9 

A carta à igreja em Esmirna não apresenta as advertências que Jesus fez as outras igrejas. Mostra apenas os elogios que a igreja merecia. O primeiro elogio é feito por sua riqueza no evangelho a despeito das aflições e pobreza. Era uma igreja que estava enfrentando perseguição por isso estava em pobreza. Diante disso manteve com o evangelho intacto dentro do coração. 

O segundo elogio foi feito por sua vida na graça. Havia um grupo em Esmirna que blasfemava contra a igreja. Jesus chamou esse grupo de judeus que não eram judeus e sinagoga de satanás. Jesus não quis dizer que eles não fossem judeus de sangue, mas que não agiam como judeus verdadeiros e sua sinagoga que deveria ser um lugar de ensino e oração, tornou-se um lugar de acusação, assim como satanás faz. 

Isso se deu pelo fato de Esmirna ter muitos judeus influentes quer queriam causar danos aos seguidores de Jesus. Quais eram as calúnias que se levantavam contra os cristãos? O comentarista do Novo Testamento, Willian Barclay diz que havia seis calúnias que eram moeda corrente em todo o mundo antigo: 

(1) Baseando-se nas palavras da comunhão — isto é o meu corpo, isto é o meu sangue — corria a história de que os cristãos eram canibais. 
(2) Porque os cristãos chamavam ágape a suas ceias fraternais (onde se celebrava a Eucaristia), e essa palavra em grego significa "amor", dizia-se que os cristãos praticavam orgias de luxúria desatada e terrível imoralidade. 
(3) Sendo um fato que o cristianismo muitas vezes dividia as famílias quando alguns de seus membros se convertiam e outros seguiam sendo pagãos, acusava-se a Igreja de ameaçar a estrutura familiar e interferir nas relações entre maridos e esposas, pais e filhos, etc. 
(4) Os pagãos acusavam os cristãos de ateísmo porque não podiam compreender um culto no qual não havia imagens da divindade que se honrava, como em seus templos. 
(5) Os cristãos eram acusados de ser cidadãos desleais e potenciais revolucionários, visto que negavam-se a dizer "César é o Senhor". 
(6) Os cristãos eram acusados de serem incendiários, porque profetizavam o fim do mundo numa grande conflagração cósmica com fogo. 

A carta ensina sobre exortação e promessa. Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas, o vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte. Apocalipse 2.10,11 

Jesus exorta Sua igreja dizendo que eles estão prestes a sofrer. Na verdade, eles já estavam sofrendo por causa das perseguições e acusações. Mas agora as coisas se intensificariam. Vejamos como seria esse sofrimento: 

Primeiro, eles seriam lançados na prisão para serem provados. Segundo, eles seriam perseguidos por um período de tempo. Dez dias. Jesus diz para que eles não tivessem medo durante o sofrimento que enfrentariam. Jesus diz que se eles fossem fiéis até à morte, eles receberiam a coroa da vida. A fidelidade da igreja em Esmirna não poderia ser por um espaço de tempo, mas até à morte. Ou seja, se preciso fosse, eles deveriam morrer por Jesus. 

A recompensa dessa exortação é a promessa da coroa da vida. A Imagem aqui é dos jogos gregos, em que o vencedor recebia uma coroa. Como em todas as outras cartas, vemos a expressão: Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Jesus está convidando a sua igreja para ouvir o Espírito Santo. 

Como em todas as cartas encontramos uma promessa. E essa promessa é para a igreja vencedora. A promessa fala sobre aquele que não experimentará a segunda morte. Que morte é essa? A segunda morte acontecerá quando todos forem ressuscitados dos mortos. Uns para a vida e outros para a condenação eterna. Todos as pessoas morrem a primeira morte. Que é a término da vida biológica, mas os que não nasceram espiritualmente experimentarão a morte eterna, que na bíblia é conhecida como a segunda morte. 20.6,14; 21.18 

Assim, olhando para a igreja em Esmirna, nós não podemos ceder a qualquer tentação, privação ou perseguição. Precisamos viver o Evangelho de Jesus Cristo. Apenas Evangelho! 

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato