As Sete Igrejas do Apocalipse

PÉRGAMO: A IGREJA FIEL

20:21Apenas Evangelho

Flávio Santos 


A cidade de Pérgamo não era tão importante comercialmente e culturalmente como Éfeso e Esmirrna, mas era importante do ponto de vista político e religioso. Pérgamo era a capital da província romana na Ásia e o local onde havia o templo de adoração ao imperador romano e outros templos de adoração a outros deuses. É nessa cidade que temos uma igreja fiel a Jesus e a Sua Palavra. 

As palavras dirigidas à igreja eram de Jesus: o Deus da espada. É interessante o contexto da espada em Roma. Segundo a lei romana, alguns governadores tinham a lei da espada e outros não. Os que tinham a lei da espada, tinham o direito de vida ou morte sobre a sua província. Quando Jesus se apresenta como aquele que tem a espada afiada, quer dizer que ele tem o direito de vida ou morte sobre todas as coisas. E principalmente sobre a sua Igreja. 

A espada que Jesus tem é a Sua Palavra. Apocalipse 1.16 diz o seguinte: “e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios”. A Palavra de Jesus como uma espada é afiada. Não há nada que essa espada não corte. A Palavra possui dois fios. Ela faz a ferida e restaura a ferida. Ela exorta e motiva. Ela ajunta e espalha. 

O Deus da Espada, após se apresentar, mostra que sabe onde vive a sua igreja. E não era um lugar favorável à vida cristã e ao crescimento. A igreja estava onde havia o trono de Satanás. Pérgamo era um lugar religioso e político. Era a sede do governo romano e onde estavam lugares importantes para o culto pagão. Lá havia, como Jesus disse, o trono de satanás. 

Em Pérgamo, tem o templo de adoração a Zeus e Atenas. Há adoração ao deus Esculápio, que é o deus da cura. E a sua imagem é uma serpente. Que remete a figura de satanás no jardim do Éden e em Apocalipse. Como Esculápio é o deus da cura, a sua figura, a serpente, tornou-se o símbolo da medicina. 

Há culto ao imperador. No império romano, as pessoas tinham de cultuar ao imperador romano e, nesta cidade, havia o templo para o culto ao imperador. Que era conhecido como o salvador. Os cristãos que não o adorassem eram perseguidos, presos e mortos. É nesse contexto que entendemos porque a igreja de Jesus estava onde havia o trono de satanás. Pérgamo não era o lugar ideal para a igreja, mas ela estava ali. E Jesus, assim, faz elogios à sua igreja. 

Jesus elogia a fidelidade da igreja ao Seu Nome. Ele estava dizendo que os olhos da igreja não estavam no reino e no trono de Satanás. Mas com os olhos no Seu reino e no Seu trono. Jesus elogia o fato desta igreja não negar à fé Nele. Como em Pérgamo havia o templo para culto ao imperador e quem não o adorasse morreria. Os irmãos da igreja não negaram a fé em Jesus mesmo tendo a morte como destino sem permanecessem assim. 

Jesus termina o elogio falando de um certo Antipas que foi morto na cidade. Fiel Testemunha chama a atenção para o fato de Antipas ser uma fiel testemunha. Na figura de fiel testemunha temos duas coisas: a) Um discípulo de Jesus. Jesus no apocalipse aparece como Fiel Testemunha. Antipas era semelhante a Jesus. b) Um mártir. Alguém disposto a morrer pelo testemunho do nome de Jesus. 

Apesar de ser uma igreja fiel e não negar o Nome de Jesus, a igreja em Pérgamo recebeu exortações de Jesus. A Fiel Testemunha tinha algumas coisas contra a Igreja. Algumas pessoas estavam apegadas ao ensino de Balaão. O que temos em aqui é uma representação de Balaão, aquele profeta infiel do AT. Jesus diz que Balaão ensinou algumas coisas à igreja, baseado nas ações do profeta no AT: idolatria, imoralidade sexual. Jesus convida essa igreja ao arrependimento, caso contrário, Ele mesmo lutaria com a espada da sua boca contra esses homens perversos. 

A promessa à igreja em Pérgamo começa com a expressão recorrente em todas as cartas: “aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Isso mostra que Jesus queria Sua igreja ouvindo a voz do Espírito Santo e que o conteúdo desta carta fosse lido em outras igrejas. Aqui também encontramos a expressão “ao vencedor”, para mostrar que somente a igreja vencedora receberia as promessas de Jesus. 

O maná escondido. O maná foi o pão que caiu do céu para alimentar o povo no deserto. Era uma porção diária para satisfazer o povo do Senhor. Quando o maná cessou, um vaso com uma porção do maná foi guardado dentro da Arca da Aliança que no Antigo Testamento representava a presença de Deus. Foi guardado para o povo se lembrar como Deus havia sustentado o seu povo no deserto com o pão do Céu. No Evangelho de João, Jesus diz que Ele mesmo é o Pão vivo que desceu do céu. Jesus é o Pão da Vida. 

Isto quer dizer que o maná escondido é o próprio Jesus que está escondido na presença de Deus nos céus. Quando Jesus diz que o vencedor receberia o maná escondido, está dizendo que a Igreja em Pérgamo ao se manter fiel ao N,ome do Senhor, não negar Jesus, ser uma fiel testemunha e não se inclinar às doutrinas de Balaão e do nicolaítas receberia como vencedora Jesus na presença de Deus nos céus. 

A Pedrinha branca. No mundo antigo a pedra branca tinha muitos significados. Escolhi dois que cabem no contexto da carta. Primeiro, a pedra branca significa absolvição em um júri e uma pedra preta, condenação. Esta pedrinha branca quer dizer os pecadores foram absolvidos da culpa do pecado pelo sacrifício de Jesus. Segundo, a pedra branca significava um bilhete para entrar nos banquetes públicos. A pedrinha branca que dizer que os vencedores poderão entrar no banquete de Jesus nos céus. 

Na pedrinha branca está inscrito um novo nome conhecido somente por aquele que o recebe. A palavra “novo” é “kainós”, que quer dizer novo no sentido de nada conhecido antes. Isto quer dizer que o vencedor receberá um novo nome. Um nome celestial no céu. Não é somente um novo corpo, mas um novo nome. 

Na história bíblica, homens e mulheres de Deus receberam novos nomes. Para mostrar que tiveram suas vidas transformadas. 

Assim foi a Igreja em Pérgamo, uma Igreja Fiel. Uma Igreja do Evangelho. Portanto, é apenas no Evangelho que a Igreja se mantém fiel a Jesus, o Deus da Espada. 

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato