LEMBREM-SE DA MULHER DE LÓ

12:12Apenas Evangelho

Flávio Santos

Lucas 17. 20 – 37 

Ao ser indagado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus ensina várias coisas sobre isso: 
1. O Reino não vem com aparência visível. O povo de Israel espera o Reino de Deus com força humana para destruir o governo romano. 
2. O Reino não é um lugar terreno, mas um lugar dentro das pessoas. 

Aproveitando a indagação dos fariseus, Jesus fala mais algumas coisas sobre o Reino de Deus, mas agora apontando para o final dos tempos, quando o Reino de Deus se manifestar completamente. 

1. Antes da vinda, o ensino e os milagres de Jesus cessarão. (22) 
2. Antes da vinda, muitos falsos mestres se manifestarão. (23) 
3. A vinda do Reino é a volta de Jesus e todos os olhos o verão. (24) 
4. Antes da vinda, as pessoas estarão vivendo a vida sem viver o Reino. (26 – 30) 
5. Na vinda, uns serão levados para o reino e outros serão deixados. (31 – 36) 
6. A vinda será na terra. (37) 

Em meios a esses ensinos, Jesus diz que devemos nos lembrar da mulher de Ló. Ele diz isso para que não aconteça com a gente o que aconteceu com ela. Vamos nos lembrar da mulher de Ló e ver o que ela tem a nos ensinar. (Gênesis 19). Entender o contexto em que a mulher de Ló viveu leva-nos a entender melhor o que ela tem a nos ensinar. 

Ela era esposa de Ló que era sobrinho de Abraão. Quando Deus chamou Abraão, Ló foi com ele. Passado algum tempo houve uma crise entre os pastores do rebanho de Abraão e os pastores do rebanho de Ló. Então eles se separam e Ló foi morar em Sodoma, uma cidade perversa, e a maldade dela chegou até Deus que mandou dois anjos destruir a cidade. Antes de irem para Sodoma, os anjos passaram na casa de Abraão que sabendo que iriam destruir a cidade e que Ló estava lá intercedeu para que Ló e sua família fossem salvos. 

Quando os anjos foram para Sodoma, Ló os recebeu em sua casa e foi informado que a cidade seria destruída e que ele deveria sair com a sua família e ninguém deveria olhar para trás. Todos saíram e a mulher de Ló olhou para trás e se tornou uma estátua de sal. Ela não foi destruída com Sodoma, mas foi destruída na fuga. 

A mulher de Ló quase se salvou. Ficou no meio do caminho. Nem lá e nem cá. A mulher de Ló, nas palavras de Jesus, se preocupou com os seus bens e com a sua vida e acabou sendo destruída. Quais foram os erros da mulher de Ló e o que podemos aprender com eles para que não sejamos destruídos quando Jesus voltar em Seu Reino. 

A mulher de ló quase observou as pessoas certas. Ela tinha três exemplos para se espelhar: Abraão, Sara e Ló. 

Abraão. Hebreus 11.8 – 10: “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber como herança; e partiu sem saber para onde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque Abraão aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e construtor” 

Sara. Hebreus 11.11,12: “Pela fé, também, a própria Sara, apesar de não poder ter filhos e já ser idosa, recebeu poder para ser mãe, pois considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa. Por isso, também de um só homem, praticamente morto, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar” 

Ló. 2 Pedro 2.6–9: “E, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo do que viria a acontecer com os que vivessem impiamente; mas livrou o justo Ló, que ficava aflito com a conduta libertina daqueles insubordinados. Porque esse homem justo, pelo que via e ouvia ao morar entre eles, atormentava a sua alma justa, dia após dia, por causa das obras iníquas que aqueles praticavam. Assim, o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e manter os injustos sob castigo, para o Dia do Juízo” 

Mesmo com esses exemplos, ela preferiu olhar para as pessoas de Sodoma e Gomorra. 2 Pedro 2.10–14: “Especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em desejos impuros e desprezam qualquer autoridade. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar os gloriosos seres celestiais, ao passo que anjos, embora maiores em força e poder, não proferem contra essas autoridades sentença difamatória na presença do Senhor. Esses, porém, como animais irracionais, seres guiados pelo instinto e que nascem para serem capturados e mortos, falando mal daquilo que não entendem, na sua destruição também hão de ser destruídos, recebendo injustiça como pagamento pela injustiça que praticam. Encontram prazer na satisfação de seus desejos libertinos em pleno dia. Como manchas e defeitos, encontram satisfação nas suas próprias mentiras, enquanto se banqueteiam com vocês. Eles têm os olhos cheios de adultério e são insaciáveis no pecado. Enganam almas inconstantes e têm o coração exercitado na avareza, essa gente maldita’ 

Não podemos nos enganar, as más companhias corrompem os bons costumes. Quem você está olhando e com quem está andando? 

A mulher de ló quase obedeceu a voz de Deus (Gênesis 16.12). Os anjos disseram que destruiriam a cidade e que eles deveriam sair sem olhar para trás. Eles saíram, obedeceram a voz de Deus. Mas a mulher de Ló quase obedeceu. Ela acabou olhando para trás. Ela poderia ter ouvido a voz de Deus, mas preferiu a voz do mundo. 

A mulher de ló quase olhou para frente. Ela poderia ter olhado para frente, mas preferiu olhar para trás. Jesus diz porque ela olhou para trás: “— Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e, de igual modo, quem estiver no campo não volte para trás” (Lucas 17.31). Ela olhou para os seus bens. Olhou para as suas coisas. A mulher de Ló não quis perder a sua vida: “Quem tentar preservar a sua vida a perderá; e quem a perder, esse a salvará”. (Lucas 17.33). Ela amou Sodoma. 

Essas atitudes tornaram a mulher de Ló uma estátua de sal ela foi destruída. Ao nos mandar lembrar da mulher de Ló, Jesus quer que não olhemos as pessoas erradas, que não o desobedeçamos, que não olhemos para trás amando o mundo e que percamos a nossa vida de prazer nas coisas da terra. 

Fomos chamados por Deus para uma nova vida. Uma vida no Reino de Deus. O problema é que em alguns momentos começamos a olhar para trás e o nosso coração vai se salgando, entrando em um processo de dureza até que se torne uma estátua e daí vem a destruição completa. 

Deus nos chamou para o Reino. Precisamos olhar para Jesus e deixar as coisas que salgam o nosso coração para trás. O chamado de Jesus é para que a gente perca a vida que olha para mundo a fim de ganhar a vida que olha para o Reino. 

Apenas no Evangelho que podemos olhar para Jesus e o seu Reino.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato