Ele reinará para sempre.

17:31Apenas Evangelho

Flávio Santos

(Lucas 1.26-35) 

Cada evangelho apresenta Jesus de uma maneira para comunicar um propósito. Mateus apresenta Jesus com o Rei dos judeus. Marcos apresenta Jesus como o Servo que veio servir e dar a vida em resgate de muitos. João apresenta Jesus como o divino Filho de Deus que em crendo em Seu Nome há vida. Já Lucas apresenta Jesus como o Filho do homem que veio buscar e salvar o que se havia perdido. 

Lucas é um médico historiador que escreveu o seu evangelho para ajudar um novo convertido chamado Teófilo. "Igualmente a mim pareceu bem, depois de cuidadosa investigação de tudo desde a sua origem, dar-lhe por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que você tenha plena certeza das verdades em que foi instruído”. (Lucas 1.3-4) 

Lucas se atenta em mostrar como Jesus se preocupa com os menos favorecidos: as viúvas, os órfãos, os órfãos e as mulheres. Na Narrativa em consideração, temos um Anjo visitando uma jovem pobre chamada Maria. Do ventre dela sairia o que viria buscar e salvar o que se havia perdido. Esse texto é conhecido como anunciação de Jesus Cristo. Mas é a segunda anunciação, a primeira foi a de João Batista a Zacarias. 

Os fatos que envolvem e antecedem o nascimento de Jesus são sobrenaturais. Maria é visitada pelo Anjo Gabriel. A mensagem do ser celestial é que ela ficaria grávida. E não seria de uma pessoa qualquer, seria do Filho do Altíssimo. Alguém que subiria ao trono de Davi e reinaria para sempre. 

Maria não se espanta com quem nasceria do seu ventre. A pergunta dela é sobre como aconteceria isso, se ela era virgem e ainda não tinha casado. O Anjo aponta para mais um fato sobrenatural. Quem vai gerar nela o Filho de Deus será o Espírito Santo. 

O Anjo acrescenta que até Isabel, parenta de Maria ficaria grávida sobrenaturalmente. Porque geraria na velhice. Fato impossível para os homens, mas que para Deus se torna possível. Maria se coloca, em obediência, à disposição de Deus. Uma serva obediente à palavra. 

As Escrituras testificam de Jesus. Ele mesmo afirmou isso. Tudo no Antigo Testamento aponta e ganha significado em Jesus. Nele, a aliança de Deus com o seu povo é autenticada. E, ainda mais, se estende aos gentios. 

Lucas, como um historiador, conecta Jesus genealogicamente a Adão, a Abraão e a Davi. A genealogia Adâmica mostra que ele é humano, o representante federal da raça humana para a salvação. A genealogia Abraâmica mostra que ele é o cumprimento da aliança de Deus com Israel. A genealogia Davídica mostra que ele é o descendente de Davi. Ele é o Rei e o seu reinado não é somente sobre a casa de Israel, mas sobre todas as coisas. 

Lucas deixa claro que o nascimento de Jesus é o cumprimento da aliança de Deus com o Seu povo e a continuidade do Seu reinado sobre eles. Jesus é o Rei que reinará para sempre. 

Ele reinará para sempre sobre os humildes. Na história de Zacarias, a personagem é um sacerdote, o local é o templo, a hora é a do incenso. Agora, o Anjo se aproxima e fala não a um sacerdote, mas a uma jovem israelita; não é no templo, mas em Nazaré da Galileia; não é no momento da queima do incenso, mas na casa da jovem Maria. 

De Jerusalém o anjo viaja até Nazaré da Galileia. Uma pequena província. Os judeus de Nazaré da Galileia eram desprezados porque tinham contato com os gentios. O lugar era conhecido como “círculo dos gentios”. Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Sim o Rei vem de lá. O rei vem de um lugar humilde e reina sobre pessoas humildes. 

Impossível Deus visitar Nazaré com o cumprimento de tão grande promessa? Para os homens, sim, mas para Deus, não. Assim como João Batista era impossível para Isabel e Zacarias. 

Do sacerdote para uma jovem pobre e virgem, o anjo viaja. Uma moça desconhecida. Uma virgem que está prometida em casamento. Uma mulher Israelita comum. É uma princesa? Não! Um jovem pobre. Ele reinará sore os humildes. 

Ele reinará para sempre sobre os humildes com palavras pessoais. Salve, agraciada. A saudação do Anjo convida Maria a se alegrar na graça que ela estava recebendo. Maria não estava triste. Ela iria se casar. O que o Anjo está dizendo é que ela deveria se alegrar ainda mais porque foi agraciada em gerar Jesus em seu ventre. 

Ela seria um serviçal da continuidade da descendência de Davi. Outra coisa, é que ela não a chama pelo nome. Mas pelo que ela era, agraciada. Maria era vista e se via como Maria. Era a percepção que os outros e ela tinham acerca dela mesma. Porém, a maneira com Deus a via, não era apenas como Maria, mas como agraciada. Uma mulher que era alvo da graça de Deus. Do favor de Deus. 

O que a saudação mostra é a graça abundante de Deus. As mulheres comumente não eram saudadas. Leia a oração judaica: “Agradeço-te, Deus, que não me criaste como gentio, como leproso ou como mulher.” 

Veja a saudação da graça: o Senhor está com você; não tenha medo; você foi abençoada por Deus; agraciada por Deus. 

O Rei do Reino é Jesus, aquele que perdoa os nossos pecados. Ele é o Filho do altíssimo. O termo é uma distinção. Jesus é diferente de qualquer outro. Ele é do trono de Davi, seu pai. Herdeiro do trono de Davi. Jesus também é rei de um reino atemporal. Um reino que não tem fim. Ele é um Ente Santo. Uma concepção santa para um santo. Alguém que não era pecador. Que não nasceu com o pecado de Adão e assim poderia ser oferecido como sacrifício perfeito para nos salvar. Ele é Filho de Deus. 

Ele reinará para sempre sobre servos obedientes. O que dizer diante da visita do anjo e da promessa do Rei? Maria disse. Ninguém respondeu por ela. As respostas que você precisa dar para Deus ninguém vai dar. Ela disse: “aqui está”. Maria disse em outras palavras. Eis me aqui. Ela falou “a serva do Senhor”. Somente servos de Deus se entregam ao que Deus diz e as suas promessas. 

Maria teve fé e obediência. Ela tinha o que todos precisamos na caminhada espiritual: fé e obediência. Fé porque o anjo foi embora. Agora é viver pela fé. Enfrentar tudo pela fé. Obediência porque não seria fácil os próximos dias da serva do Rei. 

Diante do Rei que reina para sempre que o Apenas Evangelho nos apresenta, precisamos nos submeter ao seu reinado em obediência. Somos seus súditos.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato