A GRAÇA IRRESISTÍVEL.

15:06Apenas Evangelho

por Flávio Santos


Um dos principais pontos da teologia reformada é a graça irresistível. É a afirmação de que Deus por meio do Espírito Santo age no coração do pecador, tornando-o inclinado a não mais resistir à graça de Deus. A graça é irresistível para aqueles que o Espírito Santo regenerou. A graça é irresistível para aqueles que foram vivificados por Deus. A graça é irresistível porque é operada pelo Espírito Santo, regenerando o rebelde, e fazendo-o não mais resistente ao amor gracioso de Deus. 

Por outro lado, a graça é totalmente resistível. Os pecadores que não foram iluminados pelo Espírito Santo, a resistem em todo o tempo. Os pecadores que ainda não foram vivificados estão impermeáveis às ações da graça de Deus. Os pecadores que não foram transplantados por Deus, que não trocaram o coração de pedra pelo de carne, ainda estão endurecidos à graça de Deus. 

Isto posto, a melhor forma de entender a graça irresistível, é falar sobre a sua eficácia. A graça é irresistível porque é eficaz. Ela cumpre o propósito soberano de Deus na salvação do pecador. Ela é implantada eficazmente no coração do que, outrora era resistente, à vida de Deus. 

Para melhor entendermos a ação irresistivelmente graciosa de Deus é necessário apreciar alguns textos da Palavra. 

Em Atos 7.51 lemos : “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais”. Este texto corrobora com a doutrina da graça eficaz, dizendo que o homem em todo o tempo resiste a graça de Deus. Quem resiste a graça, são homens que ainda estão com os corações incircuncisos, endurecidos pelo pecado, homens que ainda não receberam a “circuncisão da graça”, que não receberam um novo coração de carne, que pode receber os mandamentos da vida. Homens que ainda não foram regenerados por Deus. 

Em 2 Coríntios 4.4-6 lemos: “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo”. Este texto, também, afirma a doutrina da graça eficaz, porque mostra que os olhos dos incrédulos foram cegados pelo diabo, e estão impedidos de receber a luz do evangelho de Cristo. Isto acontece até que Deus, em sua soberania diz: “Haja luz”, e os que estavam em trevas são iluminados e são resplandecidos em seus corações pela luz da graça, que os traz ao conhecimento da glória de Deus. 

Em João 1.12-13 lemos: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. Todos aqueles que o receberam e creram em seu nome, não nasceram de sua vontade, mas foram regenerados por Deus. Essa é a graça eficaz que nos regenera. 

Em João 6.44 lemos: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”. Não há possibilidade de alguém que está resistindo à graça de Deus ir até Jesus, se o Pai, pelo chamado da graça irresistível, não o trouxer. Este trabalho de trazer o pecador a Deus é feito pela graça irresistível. Este termo "trouxer" no texto grego é "trazer a força", para uma melhor compreensão do significado da passagem, é preciso ter em mente alguns pescadores puxando com força a rede cheia de peixes para dentro do barco. Mesmo que os peixes continuem resistindo, não havia a mínima possibilidade de saírem da rede. Eram trazidos à força. Isto quer dizer que a “força” da graça irresistível de Deus vence a nossa irrestibilidade. 

Estes são alguns textos de, tantos outros, que afirmam a impossibilidade de um pecador, por si só, ir até o Pai. E a possibilidade de os pecadores resistirem à graça de Deus. E, além dessas afirmações, mostram que a graça de Deus é irresistível para aqueles que foram chamados por Deus para a vida eterna. 

Apenas no evangelho, que somos vencidos pela graça irresistivelmente soberana de Deus.

Talvez possa Querer Ler Também

13 comentários

  1. Respostas
    1. Sr Osaias, estou estudando sobre isso e gostaria de saber o que o senhor considera consistente?

      Excluir
    2. Paz Hosaias!
      Agradecemos por ter lido o texto e deixado sua embasada opinião.

      Deus abençoe!

      Excluir
  2. Cheguei nessa página por causa do título "Será mesmo, a graça irresistível?"
    Uma pena que, em todo o texto, não se questionou em nenhum momento se ela poderia ser resistível. Um texto viesado, onde se parte de premissas sem base, as quais sequer são questionadas.
    Na minha opinião, o texto seria bom se o título fosse outro. Daí eu não o teria lido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Antônio!
      O texto explica sim como a graça irresistível torna-se resitível e vice versa. Como disse um Pastor americano chamado John Pipper: "a graça é resistivel, até deixar de ser".
      Que bom que o título lhe trouxe até aqui.

      Deus abençoe!

      Excluir
  3. Veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam. Se eram seus, porque resistiram a graça? A graça se manifestou salvadora a TODOS OS HOMENS. Deus seria parcial? Para que se prega o evangelho? apenas por mandamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Alex!
      Para explicar sua dúvida cito John Pipper: "a graça é resistivel, até deixar de ser". Ou seja, os que não o receberam não haviam sido iluminados para isso, assim resistiram. Os que creram no seu nome tiveram essa resistência quebrada e, por isso, FORAM FEITOS filhos de Deus.
      Obrigado por ler o texto e Deus abençoe!

      Excluir
    2. Lembrando que todos sao classes de homens a graca se mantem aos escolhidos de fato no qual , sao de todas as tribos nacoes e linguas , sendo que os incircusisos e incredulos sao que so podem resistir , a graca , joao 10:27,28,29, rm 8:30-39 , alias fomos eleitos para sermos santos logo os eleitos nunca cairam , ao nao ser os incredulos e incircusisos no qual resitem a graca.

      Excluir
  4. Se a graça é irresistivel porque todos não são salvos já que a vontade de Deus é que todos sejam salvos,já que ele pode trazer o homem a força para a salvação comoplata foi mensionado,no versículo acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João.

      Todo os homens são pecadores e resistem a graça de Deus. Até o momento em que Deus vence essa resistência e os salvam.

      Isso quer dizer que ela se torna eficaz para os que Deus decidiu salvar.

      Quanto a esse "todos sejam salvos", não são todas as pessoas no sentido de extensão. Mas todas as pessoas no sentido de todas as etnias, sociais, idades,etc.

      ABS,

      Flávio Santos

      Excluir
  5. Trouxer "à força"! Mas há duas interpretações: quem faz força contrária? Pode ser o ser humano! Mas ser Satanás! E é exatamente isso que o restante da bíblia diz, que Deus pode nos pega força contra o mal! O mal é a força contrária à vontade de Deus! É de Satanás que Deus nos toma à força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Samuel!

      A bíblia não diz que fomos resgatados do poder de satanás, mas afirma que fomos livrados da ira de Deus. Assim, Deus filho pagou o preço a Deus Pai, portanto o "trazer a força" no texto é quebrar a resistência do pecado (mal) que reside no homem.

      Sugiro a leitura do post DEUS COBROU, DEUS PAGOU E DEUS RECEBEU desse site.

      Obrigado por visitar nosso site.

      Sandro VS.

      Excluir

Postagens Populares

Formulário de contato