A INDIGNAÇÃO DO AMOR.

11:38Apenas Evangelho

Leiam Mateus 21:12-17
















por Sandro VS

Mateus diz que Jesus entrou no templo, mais precisamente no “pátio dos gentios”, onde ficavam as bancas dos comerciantes que o texto identifica como cambistas e vendedores de pombas. 



O trabalho dos cambistas era, não só o de receber o imposto cobrado pelo templo para os sacrifícios, mas, também, assegurar que o pagamento seria efetuado apenas mediante a moeda aceita, pois somente moedas de prata eram aceitas para este fim. De maneira que os gentios peregrinos tinham de trocar suas moedas com estes cambistas que, ardilosamente, levavam vantagem nesta troca. As pombas usadas no sacrifício também eram supervalorizadas e serviam como sacrifício para mulheres que iam purificar-se depois de ter dado à luz ou para leprosos que iam comprovar sua cura. 


Assim, resumidamente, o que deixa Jesus irritado é que se um judeu desprezava um gentio até a morte por considerá-lo impuro, porque, neste momento em que este gentio estava querendo purificar-se, o explorar a ponto de fazer alguns desistirem? Porque cobrar indevidamente das mães e dos leprosos o que era deles por direito? Portanto, não é só a exploração em si que faz com que Jesus se ire, pois condenava qualquer tipo de exploração, mas foi a exploração em nome de Deus que fez com que Jesus os expulsasse com tanta veemência a ponto de usar força física. 

Mas, o que impressiona é que mesmo Jesus tendo afastado os estelionatários da religião alheia, não afasta os necessitados e muito menos passa a eles a impressão de alguém rude, mas estranhamente os atrai em um amor irresistível a ponto de receberem Dele curas ao invés de acesso aos sacrifícios do templo. O resultado disto é que crianças, na sua simplicidade, se admiraram, não com o ímpeto de Jesus contra os bandidos legalizados, mas com a graça do Cristo manifestada aos necessitados. 

Nem de longe os líderes religiosos entenderam o que os “meninos” receberam como revelação, pois logo o repreenderam por incitar tal “tumulto”. A motivação destes hipócritas foi que Jesus expulsou os que garantiam os lucros e curou os que não mereciam nada, pois não davam lucro algum. Por isto, esperavam que Jesus tratasse os meninos da mesma forma que tratou os marginais da religião, mas a resposta de Jesus é enfática: “Da boca de crianças de peito restituiu louvor”, esta é a tradução literal do que Jesus disse, isto é, a missão do Cristo era reestabelecer o verdadeiro culto e a verdadeira adoração a Deus. 

As bancas dos estelionatários de hoje podem ser até mais sofisticadas, e o pagamento pelos seus serviços sujos até interativos, mas o princípio de safadeza continua o mesmo, isto é, explorar a fé em nome de Deus. Os cambistas e vendedores de sacrifícios continuam trabalhando arduamente para receber seus lucros ilícitos, mas a GRAÇA também continua curando aqueles que não têm acesso a estes serviços, e continua reestabelecendo o verdadeiro culto que provém da revelação de que Jesus é o Cristo. 

Quem vive APENAS EVANGELHO vive o amor que denuncia aqueles que, mesmo não obtendo amor algum, tentam negociá-lo. 

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato