VIVENDO O MISTÉRIO DA PREDESTINAÇÃO.

11:58Apenas Evangelho

por Flávio Santos

A predestinação causa desconforto na maioria dos cristãos. É difícil acreditar que todas as coisas já, de antemão, desde toda eternidade foram decretadas e predestinadas por Deus. Embates teológicos são feitos em torno dessa palavra. Uma gama de conceitos são firmados contra a predestinação. Escolas teológicas são divididas entre os que acreditam e os que não acreditam na predestinação. 

A predestinação, por outro lado, não trás desconforto, mas, sim, um conforto tão grande ao coração de muitos outros cristãos. Acreditar que todas as coisas foram pré-determinadas por Deus é simples como dizer ao Pai, como Jesus disse na oração modelo: seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu. 

A predestinação está intimamente relacionada à vontade de Deus. Se Jesus orou para que a vontade de Deus fosse feita na terra como no céu, é, porque, a vontade de Deus é superior à nossa. A Vontade de Deus já está decretada, predestinada, consumada, pois, Deus conhece todas as coisas em um instante eterno diante de si. E não pense que Ele conhece por isso predestina, mas que Ele predestina por isso conhece. 

Mas, se é verdade, que tudo já está predestinado. O Deus que predestinou tudo é um déspota malvado. Déspota porque não dá o direito de liberdade aos seus súditos, e malvado porque todas as coisas más do mundo foram predestinadas por Ele. Isso inclui o diabo, o pecado e o mal. 

Para alguns não há nenhum problema em dizer que Deus em Sua soberania decretou predestinando o diabo para ser diabo, o pecado para ser pecado e o mal para ser mal. Essa soberania na predestinação não altera sua essência soberanamente justa, boa e santa. Ele predestinou e, assim, está predestinado. 

Por outro lado, alguns preferem dizer que Deus não predestinou dessa maneira, mas, decretou permitindo, ou seja, no mesmo decreto da predestinação, estava o decreto da permissão do diabo, do pecado e do mal. Nessa vertente o ser de Deus, também, é preservado justo, bom e santo. 

No que diz respeito à liberdade humana mesmo sendo Deus o Senhor da história. Ou seja, Aquele que decreta e predestina tudo. O homem é livre e responsável pelas suas atitudes e escolhas. 

Assim, somos livremente responsáveis pelas nossas escolhas, e Deus é soberanamente aquele que predestina todas as coisas. Se não fosse assim, Ele não seria Senhor e Deus. 

É difícil acreditar na predestinação que nos deixa livre para escolher, mas, é, assim, que devemos viver. 

É um paradoxo inexplicável. É um mistério. É a vontade inescrutável de Deus. 

Já que é assim, vivamos esse mistério livremente predestinados por Deus. 

Apenas no Evangelho, que nossa liberdade está presa à soberana predestinação do Senhor.

Leia também:



Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato