OS PÉS QUE SOMENTE JESUS PODE LAVAR.

13:33Apenas Evangelho

por Flávio Santos.


Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. João 13.10,11

À época de Jesus, quando alguém era convidado para um jantar, tomava banho em casa, se perfumava e colocava a melhor roupa, mas, no trajeto até o local da refeição os pés ficavam empoeirados, pois naquele tempo as pessoas usavam sandálias. No momento em que a pessoa chegava, um servo da casa, com uma toalha e uma bacia com água lavava os seus pés. E este poderia se assentar à mesa para o banquete. 

Jesus como um Deus/Servo diz a Pedro que se os seus pés não fossem lavados, não teria parte com Ele. Pedro com medo de não ter parte com o Mestre pede para que não somente os pés sejam lavados, mas, também, as mãos e a cabeça. Neste momento, Jesus diz que Pedro já estava limpo, pois, com certeza, Pedro tinha se preparado para aquela ceia com Jesus, o discípulo tinha tomado todas as providências necessárias para se apresentar àquela reunião com o Mestre. Mas os seus pés estavam sujos, pois no caminho até o local da ceia a poeira sujou os seus pés. 

Em princípio, parece muito simples esse diálogo de Jesus com Pedro sobre precisar ter somente os pés lavados para ter parte com Ele, pois no mais já estava limpo. 

No entanto, essa cena ganha significado quando Jesus diz que todos os discípulos já estavam limpos, mas não todos, porque sabia que Judas o trairia. Assim, a limpeza não era aquela que era feita antes de ir à ceia, nem os pés aqueles que precisavam ser lavados pelo servo, porque a poeira do caminho havia sujado. 

Desse modo, os discípulos estavam limpos pela palavra que Jesus havia falado a eles, estavam limpos pela água do Espírito que tinham bebido, mas os pés estavam sujos e, se sujariam, com a poeira do mundo, da vida e do pecado. Neste sentido, os discípulos precisariam ter os pés lavados para que tivessem parte na santidade da vida de Jesus. 

Os discípulos seriam a luz do mundo e o sal da terra, e neste processo de caminhada na face da terra, as poeiras do mundo sujariam os seus pés, de modo que, eles precisariam ter os pés lavados pela palavra no processo de santificação progressiva. Os discípulos já estavam limpos, mas ainda não em perfeição. Os discípulos já eram santos, mas ainda não em santidade perfeita. 

No Evangelho somos ensinados que os nossos pés se sujam todos os dias com a poeira do mundo. Isso é verdade quando olhamos para trás, e percebemos na caminhada no Evangelho, a quantidade de poeira que empoeirou os nossos pés desde o dia de nossa conversão e quantas vezes os nossos pés foram lavados por Jesus. Isso é verdade quando a gente olha para frente e percebe que, em nossa condição pecaminosa, os nossos pés se sujarão muitas vezes, e, assim, precisaremos da água da Palavra que está na bacia do Evangelho para lavar os nossos pés. 

Apenas no Evangelho, que Jesus lava os nossos pés sujos com a poeira do mundo.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato