O EVANGELHO DA FÉ E DO AMOR...

09:11Apenas Evangelho

por Flávio Santos


Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós, Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; Colossenses 1:3-4

A Igreja de colossos não foi fundada por Paulo, talvez tenha sido por Epafras, mesmo assim, a sua fundação esteve sob a supervisão do apóstolo. A Igreja de colossos estava enfrentando problemas em manter a pureza do evangelho por causa de uma heresia que estava entrando no seio da Igreja. Não se sabe ao certo que heresia era esta, porém, provavelmente, era um mistura do velho e conhecido gnosticismo com o judaísmo. 

Paulo tomou conhecimento de tudo quanto estava acontecendo na Igreja quando estava preso em Roma. Provavelmente foi Epafras quem levou até o apóstolo as notícias. Paulo nunca visitou esta Igreja, mas por meio das informações de Epafras escreve esta carta para que os irmãos permanecessem firmes no Evangelho. Esta carta tem um tom de prevenção contra a heresia que a Igreja estava enfrentando. 

Apesar de toda esta dificuldade na Igreja, Paulo tem razões para agradecer a Deus pela firmeza que a Igreja estava tendo no Evangelho. 

Paulo agradece a Deus porque o Evangelho produziu fé em Jesus Cristo. Porém, não era uma fé na fé, uma fé que confiava no poder da fé, mas, sim, uma fé em Cristo Jesus. Não era uma Igreja que possuía crença, porque crença pode ser depositada em divindades, espíritos, anjos, dias e rituais. A fé que a Igreja de Colossos tinha era no Cristo que era Deus, o criador e sustentador da criação, Aquele que pelo seu sangue na Cruz reconciliou consigo mesmo todas as coisas. 

É pela fé em Cristo que os pecadores são justificados e salvos. 

Paulo agradece a Deus porque o Evangelho produziu amor ao próximo. Paulo ouviu falar do amor que tinham por todos os santos, ou seja, pelo próximo. O amor é o motivo da gratidão de Paulo. Segundo Jesus, dois mandamentos sustentavam a Lei e os profetas, o amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos. Cristo diz que a única maneira de amar ao próximo em verdade era vivendo de acordo com o novo mandamento de amar ao próximo como Ele nos amou. Esse amor é produzido no Espírito. Sem o discernimento do Evangelho e a presença do Espírito Santo não há como amar ao próximo como Ele nos amou. 

É pelo amor de Cristo em nós que amamos todos os santos 

A fé em Cristo Jesus e o amor ao próximo é o que sustentam uma Igreja. 

Apenas no Evangelho.

Talvez possa Querer Ler Também

1 comentários

  1. Apenas o amor de Cristo para nos manter a fé... agradço todos os dias esse amor que me sustenta e me garante forças para continuar.

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Formulário de contato