...SE VOTO, VOTO.

15:17Apenas Evangelho

por Flávio Santos


(Leia Romanos 13 de 1 a 7)


Nas eleições, o povo brasileiro vai às urnas para escolher os seus representantes. O voto faz parte da democracia, pois o povo exerce o direito de escolher os seus governantes. No processo eleitoral estão os políticos de um lado, como candidatos, apresentando os seus planos de governo para um mandato de quatro anos, e, do outro, o povo, ouvindo as propostas, ponderando cada promessa e fazendo suas escolhas. 

Apesar de os políticos trabalharem para ganhar o voto, e o povo votar, depois de muito estudar cada proposta, Deus não está ausente do processo eleitoral. E isso, deve ser um conforto para os candidatos e eleitores. 

Deus é soberano sobre tudo, e, isso, inclui as eleições. Isto é evidenciado por Paulo ao dizer que as almas devem estar sujeitas às autoridades porque não há autoridade que não venha de Deus, e por Ele foram instituídas. 

Instituídas para preservação do mundo, para que este não sofra o caos. 

Paulo certamente sabia que os governadores romanos assumiram o poder com mentiras e assassinatos, mas mesmo assim, sabia que a autoridade era constituída por Deus. 

Ora, se as autoridades são ordenadas por Deus, e nós devemos nos sujeitar a elas, qual deve ser a nossa atitude no dia da eleição? 

A primeira é pedir a Deus sabedoria para votar segundo a Sua Vontade. Já que as autoridades que já estão, e as que estarão são ordenadas por Deus, devemos orar a Deus pedindo sabedoria para que votemos segundo a Sua vontade. 

A sabedoria que vem por meio da oração é aquela que nos ajuda a observar a vida de cada candidato. Isto quer dizer que devemos votar no candidato que não tenha envolvimento com escândalos políticos; devemos votar em candidatos que tenham propostas que podem ser cumpridas; devemos votar em candidatos que tenham pelo menos temor de Deus. 

A segunda é votar na autoridade que estará a serviço de Deus, com medidas que controlem os crimes castigando os criminosos, que proporcionem segurança, e que faça o bem à comunidade na área de saúde, transportes, infraestrutura, social, esporte, lazer e todas as outras que atentam as necessidades da população. 

A terceira é exercer a nossa cidadania. Já que o voto é obrigatório e não facultativo para quem tem mais de 18 e menos de 70, o cristão deve exercer a sua cidadania, pois isso é se sujeitar às autoridades constituídas. 

Provavelmente Paulo estava repreendendo o ensino dos zelotes. Os zelotes eram uma seita judaica que acreditava que a obediência era devida somente a Deus, que era o único governante sobre a terra, os zelotes não se sujeitavam às autoridades. Exercer a cidadania é uma questão de consciência. 

Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra 

Apenas no Evangelho, que damos com consciência o que lhe é devido: se voto, voto. 


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato