O CAMINHO DA PROVAÇÃO.

09:11Apenas Evangelho

por Flávio Santos

Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho, embora Deus lhe tivesse dito: "Por meio de Isaque a sua descendência será considerada". Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos; e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos. Hebreus 11:17-19 e Gn 22.1-19



Abraão é uma personagem da história bíblica que incentiva qualquer pessoa a caminhar pelo mesmo caminho de fé e relacionamento com Deus que este patriarca caminhou. Abraão fez percursos que somente pela fé pode-se fazer. Desde o seu chamado até a sua morte, foi um homem de fé. E, todo homem que caminha na fidelidade de Deus, mais cedo ou mais tarde é provado por Ele. 

O caminho da provação de Abraão começou em Deus, pois foi o próprio Senhor que o chamando pelo nome o pôs a prova e pediu um sacrifício impensável, Isaque o seu único filho, aquele que foi a realização da promessa do Senhor em sua vida. 

Mesmo com esse pedido que o pôs a prova, o cavaleiro da fé marchou em obediente disposição para o lugar que o Senhor havia indicado para sacrificar o seu filho amado. 

O caminho da provação era um caminho de adoração, pois Abraão ao despedir-se de seus servos disse que iria adorar ao Senhor com e menino e depois voltaria. A adoração pela fé em meio à provação é aquela que é, em intimidade, construída pelo próprio adorador. Foi o próprio patriarca que edificou o altar no qual ofereceria a sua adoração completa, ou seja, holocausto ao Senhor; cumpriria naquele monte, em temor, exigências soberanas. 

Abraão naquele monte de provação aprendeu lições preciosas que nos servem de incentivo para caminhar pela fé o caminho de provação proposto pelo Senhor. 

Abraão aprendeu que Deus queria o seu coração, não o seu filho. Pois o caminho da provação se revelou um caminho de provisão. O Senhor vendo que Abraão na recuaria em sua adoração, proveu o cordeiro para o sacrifício. 

Abraão aprendeu do Senhor que aquilo que se recebe como promessa cumprida por maior que seja não pode ser mais importantes que o próprio Senhor. E, por não ignorar este caminho de provação, as promessas que o Senhor fez foram ratificadas. 

Abraão aprendeu que o caminho da provação é um caminho trilhado pela fé, pois tudo quanto se passa e se faz na provação é por fé. Principalmente a fé que recebe de volta do Senhor o que será sacrificado, pois Abraão sabia que Deus proveria para si um cordeiro para o sacrifício, ou, ressuscitaria Isaque dentre os mortos. 

Portanto, não passe de largo do caminho da provação, caminhe pela fé nas trilhas da provação do Senhor, pois o caminho da provação é um caminho de provisão. 

Apenas no Evangelho, que no Monte do Senhor se proverá.


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato