Reflexões

ENCONTRADOS PELO REINO ESCONDIDO.

09:01Apenas Evangelho

O reino do céu é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem esconde, depois de acha-lo. Então, em sua alegria, vai e vende tudo que tem, e compra aquele campo.
Mateus 13: 44














por Sandro VS

Quem nunca viu um filme de aventura protagonizado por uma personagem que busca incansavelmente um tesouro escondido? Na vida real existem pessoas que dedicam toda sua vida em busca de tesouros escondidos, até que se deprimem quando encontram uma só moeda, e mais, existem os que gastam até seu último centavo nesta busca de tesouros. 

Quando Jesus relatou esta história, falava de algo com o qual todos estavam familiarizados na Palestina e no Oriente em geral, ou seja, sobre enterrar tesouros e procurar tesouros enterrados, pois no mundo antigo havia bancos, mas não bancos que o povo comum podia usar, assim, em sua vida cotidiana as pessoas empregavam a terra como o lugar mais seguro para guardar seus tesouros, por exemplo, a parábola dos talentos o servo inútil escondeu seu talento na terra para não perdê-lo (Mat. 25:25). 

O tesouro aqui é o Reino e a primeira pergunta que se pode fazer a esta parábola é: Se o tesouro é um Reino como pode estar escondido? 

A resposta se encontra nos dois aspectos em que o Reino se apresenta, isto é, Jesus sempre afirmou que este Reino teria por fim uma manifestação material e visível, mas também deixou claro que este mesmo reino tem presentemente uma manifestação espiritual e invisível. Portanto o Reino é tanto o reino que será estabelecido visivelmente no fim de todas as coisas, quanto o reino espiritual atuante agora nos corações daqueles que fazem a vontade de Deus, e sendo assim, este reino esteve escondido até a manifestação do seu Rei. Jesus veio não só revelar este reino espiritual, mas também estabelecê-lo, por isso, a proposta deste conjunto de parábolas é demonstrar como a revelação do Reino agiria naqueles que o encontrassem. 

A lição que esta parábola nos ensina é que vale a pena fazer qualquer sacrifício para entrar no Reino e o que significa entrar no Reino? 

Ora se o Reino de Deus é sua vontade cumprida na terra com a mesma perfeição com que se desenvolve no céu, entrar e estar no Reino significa não só aceitar e cumprir com esta vontade, mas também entender que vale a pena fazer qualquer coisa para isso. A ideia de um homem que encontrou o tesouro, pode lançar-nos ao momento da revelação e da convicção do que significou a vontade de Deus para nós e aceitá-la, pode também significar abandonar algumas ambições e objetivos que valorizávamos muito, abandonar certos hábitos ou ainda significar aceitar uma disciplina que resulta em uma negação de si mesmo e que não é nada fácil. 

Em uma expressão, tomar nossa cruz e seguir a Jesus! 

Isto é, APENAS EVANGELHO

Soli Deo Glória! 

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato