Reflexões

COMENDO O OVO DA PÁSCOA COM DISCERNIMENTO

11:53Apenas Evangelho

por Flávio Santos

Os ovos da páscoa já estão expostos. Convidativos. Irresistíveis. Prontos para gerar muita confusão religiosa. Há quem diga que não podemos comer o ovo de chocolate porque não é a verdadeira páscoa, mas, apenas superstição e comércio. Há quem diga que não há problema algum em comê-lo sabendo o que, de fato, significa.

A Páscoa para o povo judeu era um festa comemorativa, celebrada todos os anos para comemorar a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito. 

Na primeira páscoa, cada família deveria escolher um cordeiro de um ano e sem defeito, sacrificá-lo ao pôr-do-sol, passar o sangue nas laterais e nas vigas das portas. Comer a carne assada do cordeiro sacrificado e se preparar para a libertação do Senhor. 

Naquela mesma noite, o Senhor passaria matando todos os primogênitos do Egito como juízo. A casa que tivesse o sangue do cordeiro sacrificado não seria visitada pelo anjo da morte. O Senhor passaria adiante ou por cima da casa. Este é o significado do termo páscoa em hebraico “pessach”, “passar por cima”. 

A páscoa dos discípulos do Cordeiro se baseia na páscoa dos judeus, mas com significados superiores, pois a páscoa judaica era apenas uma sombra. Um símbolo do sacrifício perfeito de Cristo na Cruz. 

Assim, a Páscoa significa participar da Ceia do Senhor. Antes de ser sacrificado, Jesus comeu a última páscoa com os seus discípulos e nesta ocasião instituiu a Santa Ceia do Senhor. Naquela noite de páscoa, comeram o pão que simboliza o seu corpo que seria esmagado na Cruz em favor dos discípulos e beberam o cálice do vinho que simbolizava a Nova Aliança no Sangue que seria derramado na Cruz. 

Hoje, a páscoa acontece todas as vezes que nós nos reunimos para participar da Ceia do Senhor. 

A Páscoa significa o sacrifício de Cristo. O Cordeiro Pascal foi sacrificado para que o salário do pecado, a morte, passasse por cima da vida dos discípulos. A morte do Cordeiro de Deus em sacrifício foi para que seu sangue purificasse os seus de todos os pecados. 

Foi um sacrifício vicário, quando ainda éramos pecadores. Foi um sacrifício substitutivo porque foi crucificado na nossa cruz e morreu a nossa morte. Foi um sacrifício propiciatório, que nos livrou da ira de Deus. Foi um sacrifício redentivo, em que o preço do resgate de nossas almas do pecado foi pago a Deus de uma vez por todas. 

Hoje, a páscoa é o sacrifício de Cristo que nos faz massa nova, sem o fermento do pecado. Portanto, coma o ovo da páscoa sem peso na consciência que se conscientizou com os significados da verdadeira páscoa. 

Apenas no Evangelho, que o Cordeiro pascal está para além de religião, ovos de páscoa, superstições e mercantilismo.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato