O JUGO DE JESUS

10:55Apenas Evangelho


Mateus 11.29

A lei de Moisés era rigorosa e aqueles que se colocavam debaixo dela, tomavam o “jugo da lei”. Além da lei de Moisés, havia o “jugo do rabino”, que eram as interpretações que os rabinos faziam da lei mosaica. Os escribas e fariseus colocavam cargas difíceis de se levar sobre as pessoas. Era um conjunto de regras que eram ditas com um sonoro: “Não farás”. Jesus relevou o jugo dos religiosos quando disse: “Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los”. Mateus 23.4

O que Jesus faz em relação a esses jugos é chamar os cansados e sobrecarregados deles para tomar sobre suas costas, um “jugo adequado”, que seria uma melhor tradução para “meu jugo”. Um jugo do tamanho certo. Que não fere as costas de quem o toma para si. O jugo de Jesus é para o processo de discipulado. Para ser formado no ensino e à semelhança Dele. Tomar o jugo é se torna discípulo de Jesus.

Quem toma o jugo de Jesus alcança o descanso da religiosidade. Esse alívio é dado e encontrado em Jesus. Não é para que o discípulo entre em letargia. Fique parado descansando, mas que caminhando encontre alívio das cargas da religião. “Certamente Jesus não promete a seus discípulos uma vida de inatividade ou repouso, nem isenção de tristezas ou lutas, mas sim lhes assegura que, se se mantiverem bem unidos a Ele, acharão alívio de esmagadores fardos, como os da angústia arrasadora, do sentimento de frustração e de futilidade, e da desgraça de uma consciência sobrecarregada de pecados”. R.V.G Tasker

O descanso que Jesus concede aos seus discípulos do jugo da religiosidade é uma oferta da graça. Não é conquistado por méritos. É uma doação em amor. Se a religião exige trabalho árduo, Jesus exige apenas que se aceite pela fé o alívio que é oferecido. Quando há o entendimento dessa dádiva, o descanso é encontrado é aí ocorre a libertação completa da religiosidade.

O fazer religioso cansa a alma. Desfalece o interior. A segurança da alma se estriba em produção humana. E toda produção humana passa. Por isso é uma pseudo-segurança. Algo falso. Então, quando o descanso em Jesus é encontrado a firmeza interior se torna verdadeira e pode-se descansar em um relacionamento real e verdadeiro com Jesus. Por isso o jugo de Jesus é suave.

Apenas no Evangelho que tomamos o jugo de Jesus e encontramos descanso para as nossas almas.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato