A COMUNIDADE DO CRUCIFICADO RESSURRETO

23:20Apenas Evangelho


Flávio Santos

João 20.19-23

Jesus apareceu muitas vezes aos seus discípulos depois da cruz e da ressurreição. Esta é uma das aparições. Os discípulos estão com medo dos judeus. Os chefes religiosos poderiam fazer com eles o que fizeram a Jesus. As portas estão trancadas. Foi a maneira encontrada por eles para se protegerem.



Nesse cenário de medo, Jesus se coloca no meio de deles. Não sabemos se ele abriu a porta e entrou, ou materializou-se no meio deles, ou se passou pela parede. Mas isso não importa muito. O importante é que Jesus apareceu e não somente apareceu, Ele disse palavras que trouxerem paz, alegria e propósito para a comunidade dos discípulos.

Jesus saúda os seus discípulos dizendo: “Paz seja sobre vocês”. A Shalom não é apenas um bom dia, boa tarde ou boa noite. É o estabelecimento da paz entre os discípulos e Jesus. Entre os discípulos e Deus. Os discípulos haviam errado muito. Eles abandonaram e negaram Jesus. O crucificado ressurreto aparece para dizer que está tudo resolvido. Que está tudo pago. Há paz entre eles. Shalom é uma palavra que vem carregada de graça. Jesus poderia tê-los reprendido pela negação, fuga, infidelidade e covardia, mas não fez! Trouxe paz.

Se "Está Consumado" é a palavra da Cruz, "Paz" é a palavra da Ressurreição.

A paz é anunciada pelo Crucificado. Jesus apresenta as mãos e o lado. Ele apresenta os sinais da Cruz. Foi nela que houve reconciliação entre o mundo e Deus. A paz é anunciada pelo Ressurreto. Por Aquele que venceu a morte. Ele ressuscitou para trazer paz, perdão e alegria aos homens. Nas palavras de Paulo, Ele ressuscitou para a nossa justificação. E por meio dela e Dele temos paz com Deus.

Após dar paz e alegria aos discípulos, Jesus os comissiona. Fala sobre a Missão. Jesus fazia parte de um movimento missionário iniciado por Deus. O Pai O havia enviado com uma missão. Jesus agora envia os seus discípulos com a mesma missão. Essa missão era a pregação do Evangelho que traz paz e perdão ao pecador.

A visão que Jesus dá para os discípulos fazerem a missão é a visão da reconciliação entre eles e Deus. Somente reconciliados fazem missão e levam reconciliação. Jesus quer que eles tenham a visão da Cruz. Jesus aprece com os sinais da Cruz. Não há a mínima possibilidade de fazer missão sem uma visão verdadeira da Cruz. Jesus quer que eles tenham a visão do Pai. Jesus diz que foi o Pai quem O enviou. Sim, o Pai. Sim, o Aba. Sim, Aquele com quem o discípulos, durante a missão, poderiam ter intimidade e recorrer.

Jesus dá aos seus discípulos o Espírito Santo. Jesus soprou sobre eles o Espírito. A imagem é a da criação. Assim como Deus soprou sobre Adão o fôlego de vida natural, Jesus soprou sobre os discípulos o fôlego de vida espiritual. A missão é feita no fôlego do Espírito. É o Espírito quem capacita o missionário e implanta o princípio de vida espiritual nos evangelizados.

É na força, poder e intimidade com o Espírito Santo que os discípulos podem anunciar a paz, a alegria e perdão que flui de Jesus e que todos quanto crerem receberão o Espírito Santo e serão inclusos na comunidade dos discípulos do Crucificado Ressurreto.

Apenas no Evangelho, que conhecemos o Crucificado Ressurreto e podemos fazer parte de sua comunidade de discípulos.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato