1 Pedro

PROVADOS PARA UM FIM

16:49Apenas Evangelho

por Flávio Santos

Tiago 1.1-9 

Tiago escreveu sua epístola para os judeus convertidos que não moravam na palestina. A palavra diáspora traz esse esclarecimento. Esses irmãos estavam enfrentando provações e Tiago escreve a eles para ajudá-los a entender o motivo da provação e quais eram os benefícios dela. 

Tiago diz que eles deveriam ter alegria em passar por várias provações. A ideia de provação é ser provado para um fim. Provado para um objetivo. Provado para um propósito. Tiago usa três verbos para deixar essa ideia clara e com esses verbos podemos entender os propósitos das muitas provações que enfrentamos. 

Tiago usa a expressão: “tenham por motivo” para falar da grande alegria que se deve ter ao passar por provações. Alegria porque a provação tem o objetivo de preparar-nos para viver tudo o que Deus tem para nós. Essa expressão traz a ideia de avaliar, ou seja, considerar. Isto quer dizer que podemos ter grande alegria nas provações porque podemos avaliar o que Deus está nos dizendo quando passamos por tribulações. 

O cristão não deve provocar provações, mas é certo que vai passar por elas. E quando ele sabe que vai passar por elas, avalia o que Deus está dizendo e fazendo nesses momentos. Quando o cristão avalia as provações consegue ter grande alegria porque ele sabe que Deus o está levando à maturidade e o preparando para viver os Seus propósitos. 

O cristão precisa saber que a provação da fé produz perseverança. Algumas versões dizem: paciência. Mas o conceito aqui não é de passividade, mas de atividade. O cristão não deve parar diante das provações, mas perseverar e continuar. 

Perseverar no texto é a capacidade de transformar as provações em grandeza e glória. Em vitória e sucesso. O termo que a gente usa hoje é resiliência. O cristão precisa saber que só a provação da fé é que vai produzir perseverança. Nós só seremos preparados para viver os propósitos de Deus quando formos provados. Nos tornamos mais maduros quando passamos por provações. 

Tiago diz que a provação tem de ter ação completa. Isto quer dizer que a provação age no cristão de três formas. Primeiro, para que o cristão seja perfeito. O termo perfeito quer dizer que o cristão será capacitado para algo. A pergunta da provação é: “para que o Senhor está me capacitando com essa provação?” Segundo, para que o cristão seja íntegro. A provação completa o cristão para que ele seja íntegro, ou seja, inteiro para servir a Deus a ao próximo. Terceiro, para que não falte nada ao cristão. A provação vai levando o cristão até o ideal de Cristo. Nada faltará ao cristão que souber tirar lições da provação. 

Nas provações precisamos aprender a pedir. E não é somente pedir para que Deus nos tire dela. Tiago nos ajudar a pedir nas provações. 

Precisamos pedir sabedoria. Se quisermos entender os propósitos das provações, precisamos de sabedoria. Pedir sabedoria a Deus. Pedir a pessoa certa. Deus dá com generosidade e sem reprovações. Às vezes buscamos tudo e todos nas provações quando devemos buscar a Deus e a sabedoria. 

Pedir sabedoria com fé. Tiago diz para pedir com fé, sem duvidar. Ele ensina que quem pede duvidando é como à onda do mar que é levada e agitada pelo vento. Se não pedirmos com fé, seremos levados e agitados pelas provações. Isto quer dizer que quando duvidamos nos tornamos indecisos e inconstantes em todos os nossos caminhos. Um homem com duas mentes. Uma que crê e outra que duvida. 

Quando entendemos os propósitos dos sofrimentos pelos quais passamos, podemos viver com mais qualidade a vida que temos de viver. Portanto, abra o seu coração para o Evangelho e peça sabedoria a Deus para entende-lo e aplica-lo à vida. 

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato